CARLOS CARESTIATO
CARLOS CARESTIATO
Formado em Administração de Empresas pela Cândido Mendes, com pós-graduação em Marketing pela ESPM- RJ, Master Coach pela EBRA - Escola Brasileira de Coach, Master em PNL pelo ICML , Hipnose- INAP-R e Coaching Profissional pela Mululo Gestão Coaching & Cia.

Por: CARLOS CARESTIATO

28/04/2024

07:54:09

ESCASSEZ

Não nos damos conta que vivemos em um mundo que nos oferece de tudo a todo tempo, ou melhor dizendo, vivemos num mundo abundante.
ESCASSEZ
Hoje, temos ainda mais facilidades, produtos, alimentos, pessoas, carros, bicicletas e muito mais coisas que eu poderia citar do que tínhamos no passado. Quando digo alimentos, não quero afirmar que não haja fome no mundo, e sim que a produção de alimentos, nos últimos quarenta anos, dobrou para atender às nossas necessidades. Mesmo com tudo que o mundo nos oferece hoje para nos preencher e nos saciar, continuamos a ter pensamentos e atitudes de escassez.

No livro “A coragem de ser imperfeito”, a autora Brené Brown escreve exatamente sobre isso e vai além. Se observamos o nosso primeiro pensamento do dia, ele é de escassez: “Não dormi o suficiente”, “Hoje vai ser um dia curto” ou “Não tenho tempo suficiente”. Todos os dias, eles vêm automaticamente em nossos pensamentos. Estamos sempre mentindo para nós antes mesmo de pôr os pés no chão. Isso vem nos modelandoe nos conduzindo a uma autodesvalorização.

Frequentemente afirmamos:

“Não sou bom o suficiente”

“Não consigo ser perfeito”

“Nunca serei magro o bastante”

“Nunca serei bem-sucedido o bastante”

“Nunca serei seguro o bastante”

Isso é uma coisa que temos que observar em nossa vida. Eu mesmo em meus cursos e nas minhas palestras sempre achei que poderia ter sido melhor, ter feito melhor, ter falado o que não falei, e já saí deles, algumas vezes, insatisfeito comigo mesmo. A escassez é um problema que nos faz pensar que nunca somos ou temos o bastante. A autora Brené Brown cita ainda que a escassez triunfa em nossa sociedade de forma hiper consciente. Tudo, de segurança e amor até dinheiro e recursos, passa por uma sensação inadequada de falta.

Segundo a autora, a escassez não se instala da noite para o dia. Esse sentimento floresce em meios com tendência à vergonha e humilhação e está profundamente enraizado em pessoas que se comparam com outras. Portanto, é importante vermos sempre o que já conseguimos, o que já realizamos, o que estamos fazendo de melhor nas nossas vidas para evitarmos, ou superarmos, o sentimento de escassez

FRIWEB
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! - QUANTO MAIS PESADO MELHOR
CHICO VELLOZO QUER SABER! - QUANTO MAIS PESADO MELHOR
Com trabalho autoral de alto nível, a Bruthus apresenta músicas bem elaboradas, compostas em português e com grande qualidade melódica. Gustavo Zebendo (baixo), Brown...

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! – FESTA ALEMÃ NO FOGÃO A LENHA
CHICO VELLOZO QUER SABER! – FESTA ALEMÃ NO FOGÃO A LENHA
  Entrevistamos os proprietários do famoso restaurante em Amparo. Suerly e Érico Gripp estão preparando um evento inesquecível para comemorar o bicentenário da...