CLAUDIO PINTO
CLAUDIO PINTO
Enófilo, sommelier (ABS) e consultor especializado na área de vinhos e bebidas alcoólicas. Atua no ramo há mais de 30 anos, com passagens por empresas renomadas como Duty Free e Zona Sul Supermercados, além de ministrar aulas de enologia na Faculdade de Gastronomia da Candido Mendes e prestar consultoria para pessoas físicas e jurídicas ligadas ao varejo de vinhos. - Emporio di Bacco Av. Conselheiro Julius Arp 250, Centro Comercial Le Parc, Centro, Nova Friburgo +55 22 99206 9670 @emporiodibacco www.emporiodibacco.com.br

Por: CLAUDIO PINTO

17/09/2023

08:40:50

CARNES EXÓTICAS HARMONIZAM COM VINHOS?

Primeiro para facilitar as coisas vamos considerar como carnes exóticas aquelas provenientes de animais silvestres ou criados livremente na natureza, e que geralmente não fazem parte do cardápio cotidiano.
CARNES EXÓTICAS HARMONIZAM COM VINHOS?
Podemos incluir nesse ramo de alimentos animais como Javali, Cordeiro, Avestruz, Codorna, Rã entre outros ainda mais incomuns.

De um modo geral, estas carnes possuem um paladar diferenciado, com texturas firmes e sabores que traduzem os seus habitats naturais, e com isso é fundamental combinar com vinhos que tragam aromas terrosos, de especiarias, e com estrutura que seja compatível coma a carne e os acompanhamentos do prato.

Seguem algumas sugestões de vinhos para estas Carnes Exóticas:

Pato: Carne de textura firme, se for feita na manteiga fica bem com brancos como Riesling ou Gewurztraminer. Quando acompanhado de molhos mais intensos ou no ragu, um Merlot ou Pinot Noir ficará perfeito.

Codorna: Quando grelhada e bem temperada com especiarias a pedida é harmonizar com um Carmenere ou Shiraz jovem.

Rã: A carne da Rã lembra o frango, mas com uma textura mais “elástica”, e o que vai definir é o seu preparo. Geralmente é grelhada e servida à provençal, com ervas frescas e toque de limão. Um bom parceiro será um Sauvignon Blanc, com boa acidez e presença de boca.

Javali: Carne forte e marcante, geralmente servida nas boas churrascarias e steak houses, pede um tinto de boa potência alcoólica e acidez moderada. Para tal, minha sugestão é um Rosso di Montalcino, italiano da Toscana feito com Sangiovese.

Avestruz: Esta ave de grande porte apresenta carne escura, marcante e magra em gorduras. Boas harmonizações podem ser feitas com um bom Bordeaux tinto (França), um Tempranillo de Rioja (Espanha) ou um Langhe Nebbiolo do Piemonte (Itália).

Jacaré: Carne encontrada em alguns mercados produtores locais, geralmente feita na brasa. De cor branca e que lembra frango, pode ser harmonizada com um Chardonnay com passagem em barrica ou um tinto leve como um Beaujolais Villages (França).

Não se prendam à aparência do “bicho” mas sim ao paladar que irão encontrar ao degustá-los.


Até a próxima, Saúde e Bom Apetite.


FRIWEB
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! – FESTA ALEMÃ NO FOGÃO A LENHA
CHICO VELLOZO QUER SABER! – FESTA ALEMÃ NO FOGÃO A LENHA
  Entrevistamos os proprietários do famoso restaurante em Amparo. Suerly e Érico Gripp estão preparando um evento inesquecível para comemorar o bicentenário da...

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! - BÚZIOS NA
CHICO VELLOZO QUER SABER! - BÚZIOS NA "MELHOR TEMPORADA"
Em conversa com o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação (Sindsol) de Armação dos Búzios, o empresário Thomas Weber, tivemos conhecimento das várias...