CLAUDIO PINTO
CLAUDIO PINTO
Enófilo, sommelier (ABS) e consultor especializado na área de vinhos e bebidas alcoólicas. Atua no ramo há mais de 30 anos, com passagens por empresas renomadas como Duty Free e Zona Sul Supermercados, além de ministrar aulas de enologia na Faculdade de Gastronomia da Candido Mendes e prestar consultoria para pessoas físicas e jurídicas ligadas ao varejo de vinhos. - Emporio di Bacco Av. Conselheiro Julius Arp 250, Centro Comercial Le Parc, Centro, Nova Friburgo +55 22 99206 9670 @emporiodibacco www.emporiodibacco.com.br

Por: CLAUDIO PINTO

14/04/2024

16:50:20

A ARTE DA HARMONIZAÇÃO

Para apaixonado pelos vinhos e seus mistérios
A ARTE DA HARMONIZAÇÃO
Vamos fazer uma pequena viajem pelo mundo da enogastronomia: a arte de combinar vinho e comida de forma harmoniosa e marcante.
Inicialmente é importante citar que a harmonização é uma recomendação baseada em conceitos técnicos, que abrangem a qualidade do vinho e da comida em seus diversos aspectos como textura, sabor e persistência aromática, mas sobretudo a avaliação quanto ao gosto é uma questão pessoal e no final das contas, é o que vale.

Para termos uma boa experiência enogastronômica é importante definir:
- Quem determinará o menu? O Vinho ou a Comida?
Se o vinho for o ator principal, deve-se levar em conta a estrutura do vinho (leve, médio corpo ou encorpado), aromas dominantes ( frutas frescas, compotadas, florais, herbáceos, minerais e/ou aromas complexos), acidez ou doçura e tanicidade (aquela sensação adstringente de secura após deglutir o vinho).

Se a comida for a estrela, deve-se considerar a textura do alimento, os sabores presentes (doce, salgado, amargo, azedo, umami) e o teor de gordura do prato.

Em linhas gerais podemos estabelecer o seguinte racional:

Pratos com acidez elevada => vinhos de acidez alta.

Pratos com gordura elevada => vinhos encorpados e tânicos.

Pratos com sabores intensos => vinhos com boa acidez e dulçor presente.

Pratos com sabores amargos => vinhos frutados (jovens) e minerais.

Pratos doces => vinhos doces naturais ou fortificados.

Vale dizer que os Espumantes são excelentes “coringas” nas harmonizações e na dúvida, são a opção segura.

Outra dica é: respeite a regionalidade. Por exemplo, se estais em Portugal, na região da Bairrada, peça um vinho da Bairrada. Na França, em Bordeaux, peça um vinho de Bordeaux etc.

FRIWEB
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! – FESTA ALEMÃ NO FOGÃO A LENHA
CHICO VELLOZO QUER SABER! – FESTA ALEMÃ NO FOGÃO A LENHA
  Entrevistamos os proprietários do famoso restaurante em Amparo. Suerly e Érico Gripp estão preparando um evento inesquecível para comemorar o bicentenário da...

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! - BÚZIOS NA
CHICO VELLOZO QUER SABER! - BÚZIOS NA "MELHOR TEMPORADA"
Em conversa com o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação (Sindsol) de Armação dos Búzios, o empresário Thomas Weber, tivemos conhecimento das várias...