Por: LÍVIA ALBERNAZ - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO CATEGORIA
26/04/2025
07:57:51
FUNGETUR: MINISTÉRIO DO TURISMO CREDENCIA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PARA IMPULSIONAR O CRÉDITO NO SETOR

Com um montante superior a R$ 620 milhões destinados à distribuição até dezembro de 2025, o edital define um período de seis meses para que as instituições financeiras realizem o cadastramento. A ação busca integrar agentes financeiros com comprovada capacidade técnica e pertencentes ao Sistema Financeiro Nacional.
As instituições credenciadas atuarão na intermediação de financiamentos destinados à implantação, expansão, modernização e reforma de empreendimentos turísticos, além da aquisição de bens e capital de giro.
O foco principal da medida é atender às necessidades de micro, pequenas e médias empresas, empresários individuais e Sociedades Limitadas Unipessoais (SLU) que integram a cadeia produtiva do turismo. O objetivo é impulsionar o crescimento econômico do setor, fomentar o desenvolvimento regional e gerar novas oportunidades de emprego e renda.
O secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do MTur, Carlos Henrique Sobral, destacou a importância dessa iniciativa para o fortalecimento do setor. “Com o apoio do ministro Celso Sabino, estamos dando mais um passo decisivo para democratizar o acesso ao crédito no turismo, especialmente para os pequenos empreendedores. O credenciamento de novas instituições financeiras vai ampliar a capilaridade do Novo Fungetur, tornando os recursos mais acessíveis em todas as regiões do país. Isso significa mais competitividade, mais investimentos e, acima de tudo, mais desenvolvimento sustentável para o turismo brasileiro”.
A publicação estabelece que os financiamentos deverão seguir as diretrizes da Política Nacional de Turismo, com respaldo legal na Nova Lei de Licitações. Clique AQUI para acessar o edital completo.
CIDADES

NITERÓI DECRETA LUTO DE TRÊS DIAS PELA (...)
CIDADES

VISTORIA NA PRAIA DE JOÃO FERNANDES BUSCA (...)
TURISMO

TURISMO IMPULSIONA MERCADO DE TRABALHO COM (...)
TURISMO

DIA MUNDIAL DO TRABALHADOR: MINISTÉRIO DO (...)
CULTURA

USINA VIVA: OFICINA GRATUITA DE (...)
EVENTOS
