CLAUDIO PINTO
CLAUDIO PINTO
Enófilo, sommelier (ABS) e consultor especializado na área de vinhos e bebidas alcoólicas. Atua no ramo há mais de 30 anos, com passagens por empresas renomadas como Duty Free e Zona Sul Supermercados, além de ministrar aulas de enologia na Faculdade de Gastronomia da Candido Mendes e prestar consultoria para pessoas físicas e jurídicas ligadas ao varejo de vinhos.

Por: CLAUDIO PINTO

17/08/2021

19:07:45

O VINHO E A ROLHA

O VINHO E A ROLHA
Esta semana vamos desmistificar um tabu que envolve a rolha do vinho. Não se assuste, é mais simples do que se pensa.

Primeiramente é importante dizer que a rolha natural é feita de cortiça, extraída da casca de uma árvore que se chama Sobreiro, onde tem como seu local de cultivo Portugal, Espanha e Norte da África. Para atingir a espessura ideal para o corte e confecção da “Rolha”, esta árvore leva de 5 a 7 anos. 

Em paralelo a dificuldade de cultivo e tempo para chegar no ponto de corte, o mercado mundial do vinho ganhou proporções enormes nas últimas décadas e segue crescendo forte a cada ano. Isso então passou a refletir não só no custo de produção mas também na escassez deste insumo na cadeia do vinho.
Diante disto, surgiram opções à rolha natural tão cobiçada, das quais explicarei a seguir:

- Rolha Aglomerada: feita com as aparas da casca usada para a rolha natural inteira, geralmente utilizada nos vinhos de entrada, ou que não precisem de tempo de guarda.

- Rolha Sintética: feita com materiais industriais como pvc, também usada em vinhos de custo mais baixo e sem necessidade de guarda.

- Rolha de Bambu: feita com fibra de bambu, de boa qualidade de vedação e ecológica.

- Tampa de Vidro: uma opção mais sofisticada que geralmente é usado em alguns vinhos brancos e rosados. Pode ser reutilizada várias vezes.

- Tampa de Rosca: Muito comum nos vinhos jovens e que não precisam de tempo de guarda, com excelente vedação e totalmente asséptica.

Em resumo, cada vez mais encontraremos a rolha natural de cortiça inteira apenas nos vinhos mais nobres e de guarda, mas isto não desmerece as demais opções, até porque menos de 10% dos vinhos do mundo são para guardar por anos afora. 

Quer descobrir mais, seguem algumas opções para você desfrutar o vinho e conhecer os tipos de rolhas.

- Callia Pinot Grigio - Branco – Argentina – Tampa de Rosca

- Exhib’ – Rose – França – Tampa de Vidro

- RAR-MASI Trevenezie – Tinto – Itália – Rolha Aglomerada

- Amalaya Malbec – Tinto – Argentina – Rolha de Bambu

- Pacheca Reserva – Tinto – Portugal – Rolha Natural

Quer saber mais? Vem pro Emporio di Bacco! 
https://www.emporiodibacco.com.br
Claudio Pinto 
Whatsapp 55 21 97126 2366      contato@emporiodibacco.com.br

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO:  TRUTA, UM ÓTIMO SÍMBOLO PARA O TURISMO DE NOVA FRIBURGO
VALE A PENA VER DE NOVO: TRUTA, UM ÓTIMO SÍMBOLO PARA O TURISMO DE NOVA FRIBURGO
O território friburguense é verdadeiramente privilegiado por ter um clima ameno, águas cristalinas, ar puro e, justamente por isso, trutas! Cientes da importância desse...