Por: Gabriel Thuler Costa

05/12/2021

13:43:29

BLACK IS BEAUTIFUL

BLACK IS BEAUTIFUL
O mundo está cercado de muitos exemplos de como o racismo é estrutural estando incrustrado em muitas camadas da nossa sociedade, logo, o meio cervejeiro não seria diferente. Porém uma iniciativa chamada Black is Beautiful, criada pela cervejaria americana Weathered Souls Brewing Co. (San Antonio – Texas), após casos brutais de violência policial contra a população negra nos EUA, onde o estopim foi o assassinato de George Floyd por um policial branco, tem por objetivo chamar atenção para o tema e levar para o meio cervejeiro essa discussão sobre injustiças sociais, racismo e violência policial.

O movimento consistiu na criação de uma receita base de uma imperial stout com 10% de ABV e a disponibilização da mesma para que outras cervejarias pudessem reproduzir ou acrescentar o seu toque pessoal a cerveja e participar do movimento, disponibilizado também a arte dos rótulos e outras informações pertinentes ao movimento idealizado, como contra partida de que todo o lucro gerado pela venda dessas cervejas seja doado para alguma instituição local que combatam ou apoiem pessoas que sofrem coracismo ou a violência policial.

Ao redor do mundo foram cerca de 1200 cervejarias em mais de 20 países que adentraram ao movimento, o que demonstra muita gente está engajada nesse debate e disposta a essa mudança tão necessária para a nossa sociedade.

No brasil as cervejarias participantes foram LOLA (Goiania – Go) CERVEJA VINIL & INSPETOR SANDS (COLAB) (Belo Horizonte - MG), CERVEJARIA SATIRA (Nova Lima – MG) DJÖFFA BEER BREWERY (Recife – PE) ALPENDORF CERVEJARIA (Nova Friburgo – RJ), CERVEJARIA MITO (Rio de Janeiro – RJ), CERVEJARIA PARANOIDE (Volta Redonda – RJ) CERVEJARIA DÁDIVA (Várzea Paulista – SP), DUTRA BEER (Santo André – SP), ANTONY’S BEER & CO. (Jundiaí – SP), ZIO NEU (São Paulo – SP).

No mundo cervejeiro, um mundo predominantemente masculino e branco, é importante estarmos dando esse passo, mas ainda sim mais importante são as ações de inclusão a longo prazo, e que não devem de maneira alguma se limitar a questão racial e sim buscar abraçar todas as classes que estejam sendo deixadas a margem de todo o mercado cervejeiro.

E torcemos para que essa atitude seja um exemplo para que outros setores da sociedade vejam a importância de dar o seu melhor em busca de uma sociedade mais igual. “Como negro dono de um negócio, eu quis usar nossa estrutura para passar mensagens de igualdade e chamar atenção à falta de respeito a que negros são submetidos”, afirma o sócio da Weathered Souls, Marcus Baskerville.

Falando um pouco da cerveja em questão, a stout é um estilo de cerveja ale (alta fermentação), de cor preta e muito característica pelo sabor pronunciado de seus maltes torrados que denotam geralmente um sabor característico de café.

A cerveja produzida em Nova Friburgo – RJ pela Alpendorf Cervejaria trata-se de uma Imperial Oatmeal Stout com 8% Abv,  produzida com diferentes tipos de maltes escuros, principalmente o malte café, e também com adição de aveia e uma longa maturação. A previsão do início da distribuição será na última semana de Janeiro de 2021. A instituição que receberá os recursos da venda será o Império das Negas (@imperiodasnegas), uma organização que promove o resgate das raízes afro brasileiras e defende o empoderamento negro, principalmente da mulher.

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