Por: GRACIE CROCE - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CABO FRIO CONVENTION & VISITORS BUREAU

27/06/2022

16:18:17

NATUREZA INTOCADA NO PONTAL DO PERÓ, EM CABO FRIO (RJ)

Protegido por duas unidades de conservação, cenário combina praia e mirante, além de flora e fauna nativas
NATUREZA INTOCADA NO PONTAL DO PERÓ, EM CABO FRIO (RJ)
Férias de julho chegando e a dica para quem vem curtir Cabo Frio (RJ) é explorar um recanto pouco conhecido e com belezas naturais incríveis. Protegido por duas Unidades de Conservação – a APA Pau-Brasil e o Parque Estadual da Costa do Sol –, o Pontal do Peró segue intocado. - fotos: Geysa Oliveira


A praia e seu entorno surpreendem quem chega ao local, seja caminhando pela areia a partir do Peró, seja desbravando a trilha que começa em Búzios ou vindo de carro pela estrada do Guriri.



 

Escondido no canto esquerdo da extensa praia do Peró, o Pontal fica a cerca de 10km do centro de Cabo Frio, sendo frequentado por adeptos do surf, kitesurf, ciclismo, trekking e paramotor. Sem barracas ou quiosques, o local tem o cenário perfeitamente emoldurado por águas azuis cristalinas, areia branquinha e um mirante de pedras perfeito para admirar o nascer e o pôr do sol, além do nascer da lua.



 

“Eventualmente, forma-se um canal de água doce que vem das lagoas no entorno e se une ao mar, deixando tudo ainda mais bonito e diferenciado”, conta Marta Rocha, proprietária da pousada Casa de Gaya, associada ao Cabo Frio Convention Bureau, e instalada no Pontal.



 

Além da paisagem, o Pontal reúne fauna e flora nativas, apreciadas, em especial, por quem percorre a trilha que leva às praias da Amendoeira, Caravelas e José Gonçalves, em Búzios. São grandes as possibilidades de avistar animais endêmicos da região e da Mata Atlântica, como mico-leão-dourado, bicho-preguiça, gato mourisco, formigueiro do litoral, jacaré-de- papo-amarelo, lontra.... Entre as árvores e plantas, destaques para o pau-brasil, cacto cabeça de velho, erva baleeira, aroeira, araçá do litoral e bromélias.



 

“O ideal é fazer as trilhas com um condutor ambiental que conheça o local e as informações corretas. É uma trilha interpretativa”, comenta Marta. Além da Casa de Gaya, outras três pousadas funcionam na região e oferecem passeios com guias parceiros e capacitados. Para os fãs da natureza, explorar o Pontal do Peró é garantia de programa imperdível e encantador.


Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...