Por: SAMARA ARAGÃO - ASCOM SETUR/TURISRIO

18/05/2022

16:38:58

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS TEM PROGRAMAÇÃO VARIADA NOS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS DO ESTADO

A data, celebrada mundialmente, estimula a conscientização do público sobre a importância dos museus
DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS TEM PROGRAMAÇÃO VARIADA NOS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS DO ESTADO
O Dia Internacional dos Museus é comemorado no dia 18 de maio, desde 1977, sempre com uma temática diferente. Este ano, o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) é “O poder dos museus”, que será o mote para comemorações em todo o mundo.  O objetivo da celebração é conscientizar o público em geral sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. - No detalhe: Museu de Arte do Rio

Em diversas regiões turísticas do estado do Rio de Janeiro, além dos tradicionais museus de arte, há também os especializados em ciências, história, cultura, moedas e outros tantos assuntos. As experiências nesses espaços podem ser por meio de fotografias, documentos impressos, audiovisual ou objetos que remetem a uma verdadeira viagem ao período e tema abordados por aquele museu. Alguns deles disponibilizam um tour virtual, além da visita presencial. Confira o material completo aqui. (hiperlink)

Casa de Cultura de Paraty

Importante lembrar que, há 20 anos, o Dia Internacional dos Museus marca, no Brasil, o início da Semana Nacional de Museus, com o objetivo de demonstrar como os equipamentos têm sido capazes de repensar e reinventar suas estratégias para a difusão da cultura e da história, mesmo em tempos de crise. No período, acontecem atividades em diversos espaços.

 

Modernizar para incluir

Com a tecnologia, os museus estão se modernizando para cumprirem o papel educacional, aprimorarem as técnicas de preservação de acervo e tirarem o máximo de proveito das ferramentas tecnológicas digitais. Na pandemia, esses equipamentos culturais se reinventaram e despertaram para implementação de mudanças também no pós-pandemia.

Museu Casa Santos Dumont

No estado, ano passado, editais contemplaram a modernização de museus, patrocinados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O subsecretário de Grandes Eventos, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), Marcelo Monfort, entende que os museus são compreendidos de forma universal quanto a sua função de equipamento cultural, por isso mesmo precisam se modernizar para atrair cada vez mais turistas. 

“Todo visitante, local ou turista, sabe qual é a função do museu. A surpresa está na forma em que o acervo é mostrado a ele. Sendo assim, a modernização tecnológica, inclusão, aquisição de acervos, equipamentos e material permanente para os museus são iniciativas fundamentais para dinamizar a atividade e atrair mais visitantes para o RJ”, ressalta Monfort.


Solar do Colégio

No Brasil, as regras de organização dos museus seguem a Lei 11.904/2009, que instituiu o Estatuto de Museus, definindo que são instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento. A iniciativa serve de norte para as ações do segmento.

 

Crédito: Acervo Ascom Setur

 

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...