Por: FÁBIO MARQUES - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO

15/04/2024

18:50:29

NA WTM, MTUR PROMOVE APROXIMAÇÃO DE PARTICIPANTES DO EXPERIÊNCIAS DO BRASIL ORIGINAL COM O MERCADO TURÍSTICO

O espaço, dedicado aos produtos que foram estruturados pelo Projeto, ajuda a impulsionar a realização de negócios envolvendo as comunidades indígenas e quilombolas
NA WTM, MTUR PROMOVE APROXIMAÇÃO DE PARTICIPANTES DO EXPERIÊNCIAS DO BRASIL ORIGINAL COM O MERCADO TURÍSTICO
O Ministério do Turismo montou um espaço inteiramente dedicado ao projeto Experiências do Brasil Original (EBO) dentro da WTM Latin America 2024. O ambiente, que possibilita a exposição e realização de negócios em destinos de turismo de base comunitária, promove a aproximação do segmento com o mercado turístico nacional e internacional. A 11ª edição da WTM, principal evento de turismo da região, acontece em São Paulo entre os dias 15 e 17 de abril. - Crédito: Roberto Castro

Para mostrar aos cerca de 27 mil visitantes da feira as potencialidades dos produtos estruturados em rotas turísticas, o MTur levou para o estande representantes das Comunidades Quilombolas Povoado do Moinho, em Goiás e Laranjituba e África, no Pará; e das comunidades indígenas dos Boraris, também no Pará e Raposa I, em Roraima.

A troca de informações e conhecimentos, além da exposição dos trabalhos realizados pelos locais, ajudam a dar visibilidade aos destinos, como destaca Joseana Nascimento, do Território Quilombola Laranjituba e África. “O Ministério do Turismo nos possibilitou essa oportunidade de participar e temos certeza de que isso vai fortalecer o nosso projeto. A WTM é uma porta muito grande para que nós possamos conhecer novas experiências e interligar as que realizamos na comunidade ao turismo que acontece dentro e fora do Brasil”, afirmou.

O representante da Comunidade Indígena Raposa I, Enoque Raposo, falou sobre a importância de fazer parte de um evento como a WTM. “Venho para representar minha comunidade e trouxe alguns produtos para exposição que são também produtos de turismo. Poder mostrar as artes, principalmente a valorização cultural do povo Makuxi, que eu faço parte, e estar presente neste grande evento da WTM nos dá muito orgulho”, comemorou.

O projeto Experiências do Brasil Original tem o objetivo de fortalecer o mercado turístico interno e o turismo de base comunitária, possibilitando que roteiros turísticos realizados em comunidades indígenas e quilombolas, passem a compor a oferta competitiva e inovadora de produtos e serviços turísticos do Brasil.

“O projeto Experiências do Brasil Original busca dar oportunidades de desenvolvimento econômico para essas comunidades, com a formatação de experiências turísticas geradoras de fontes alternativas de renda e trabalho. Isso contribui para a valorização da cultura, costumes e modo de vida dessas comunidades e, ainda, para a conservação da sociobiodiversidade”, destacou a coordenadora de Produção Associada ao Turismo do MTur, Anna Modesto.

O Projeto também possibilita que o turista vivencie práticas únicas e milenares, através das tradições, saberes, sabores, culturas e histórias, presentes nesses territórios.

SERVIÇO

FRIWEB
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! - QUANTO MAIS PESADO MELHOR
CHICO VELLOZO QUER SABER! - QUANTO MAIS PESADO MELHOR
Com trabalho autoral de alto nível, a Bruthus apresenta músicas bem elaboradas, compostas em português e com grande qualidade melódica. Gustavo Zebendo (baixo), Brown...

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! – FESTA ALEMÃ NO FOGÃO A LENHA
CHICO VELLOZO QUER SABER! – FESTA ALEMÃ NO FOGÃO A LENHA
  Entrevistamos os proprietários do famoso restaurante em Amparo. Suerly e Érico Gripp estão preparando um evento inesquecível para comemorar o bicentenário da...