06/07/2020 - 16h54min - Autor: Ayrton Dias

SUSTENTABILIDADE - O CONCEITO IDEAL DE PROGRESSO

SUSTENTABILIDADE - O CONCEITO IDEAL DE PROGRESSO

Basicamente, a sustentabilidade está relacionada ao que é necessário à conservação da vida. O desenvolvimento atrelado a esse conceito propicia avanços no setor econômico, de justiça social e na preservação cultural e ambiental. A prática da sustentabilidade já faz parte da vida das pessoas, seja na dinâmica das relações, na produção de produtos e serviços ou no importante papel de consumidores. No detalhe: A Pousada Locanda Della Mimosa em Petrópolis desenvolveu um projeto de Inteligência Ambiental (Locanda Eco) que coloca em prática algumas ações sustentáveis de gestão relacionadas a questões como Água/Esgoto, Energética, Resíduos, Socioambiental-Foto:Êxito Rio

Comportamentos lesivos ao bem comum como o descarte incorreto de resíduos sólidos e o consumo desenfreado, por exemplo, contribuem para o processo de degeneração do nosso planeta. É preciso incluir boas práticas na condução das nossas próprias vidas e nos modelos de gestão para nos tornarmos verdadeiramente sustentáveis.

Apresentamos nesta matéria alguns exemplos de iniciativas que buscam suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras, dedicando-se a promover o desenvolvimento de maneira que efeitos colaterais sejam minimizados ou completamente eliminados. 

Investindo em tradições

Carioca da gema, o empresário Jorge Bräuniger resolveu investir em Nova Friburgo no setor do turismo. Para isso, uma verdadeira vila europeia foi erguida para que friburguenses, turistas e visitantes pudessem desfrutar de um representativo espaço temático alusivo as tradições culturais suíças e alemãs, importantes países colonizadores do município.


Jorge Bräuniger - MuryShopping e Restaurante Bräun&Bräun-Foto:Êxito Rio

Mantendo há 25 anos um dos mais importantes cartões postais da cidade, de que maneira acha que contribui para o desenvolvimento sustentável de Nova Friburgo?

Geramos emprego e renda e prestigiarmos também os produtores locais e regionais no fornecimento de inúmeros produtos, como por exemplo truta, shitake, queijos, salsicharia além de um grande número das cervejas Friburguenses. Temos orgulho de ter investido também na produção de cerveja própria, contribuindo talvez para a instalação de inúmeras cervejarias de qualidade que resultaram no Polo Cervejeiro de Nova Friburgo.

Além da criatividade na gestão, do pioneirismo na divulgação da cultura cervejeira e valorização da tradicional culinária europeia, de que outra maneira acredita ter contribuído para a cidade?

Fomos um dos fundadores Circuito Gastronômico Sabor Mury, que transformou o distrito em um Polo Gastronômico com uma ampla rede de restaurantes e hotéis de alta qualidade. Contribuímos com uma culinária de qualidade, criativa e de forte identidade com a gastronomia europeia, sobretudo a Alemã e Suiça. Acredito também que a programação anual de eventos temáticos como a Oktoberfest, Halloween Gastronômico, ArraiáFest e o Vikend, entre outros ligados a cervejas e salsichas, também ajudem a promover o fluxo turístico, gerando divulgação dentro e fora do município.

Semeando a terra

Outro carioca da gema, o empresário Flavio Stern é de uma família com fortes tradições friburguenses. Em sua atividade comercial busca a aplicação e a divulgação de conceitos relacionados a sustentabilidade. Segundo ele, os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) já fazem parte da rotina operacional do seu estabelecimento.

Flavio Stern - Restaurante e Espaço de Eventos Trilhas do Araçari-Foto:Êxito Rio

Em seu Restaurante as pessoas adeptas a proteína animal tem a oportunidade de vivenciar um ambiente gastronômico diferente, repleto de cores, sabores e novas possibilidades alimentares. Flavio destaca que “um dia sem carne” abre a possibilidade de reflexão sobre uma nova alternativa de vida em que o abate e o sofrimento de animais sejam evitados.

Gestão ampla

Com ascendência europeia, desde criança Thomas Weber foi acostumado a conviver com a sustentabilidade. Formado em hotelaria na Alemanha, ele implementou em seus empreendimentos alguns modernos conceitos de gestão e acompanhou a aplicação desses modelos em alguns hotéis da cidade como La Plage, Corais e Conchas, entre outros, que chegaram a ser premiados. Dessa forma, tornou-se uma referência para muitos empresários de Armação dos Búzios.

Thomas Weber -     Pousada  Pousada dos Búzios e Residence dos Búzios - Foto:Gustavo Henrique Medeiros

As observâncias as boas práticas adotadas em gestão e a participação efetiva em questões relacionadas ao desenvolvimento do setor turístico do município tornaram Thomas um dos líderes do famoso balneário. Para o empresário, aspectos como mobilidade urbana, ordenamento do uso das praias e o respeito a capacidade de carga dos atrativos influenciam diretamente os seus negócios.  Exercendo seu poder de cidadão na busca pelo saneamento das questões que afligem a cadeia produtiva do turismo buziano, ele visa manter constante o fluxo de turistas. Agindo dessa forma, o empresário contribui não só para a sustentabilidade do turismo do famoso balneário, como também para a de seus empreendimentos.

Byblos Pousada-Foto:Êxito Rio

Turismo Sustentável

O conceito surgiu como uma oposição ao turismo em massa que, geralmente, causa um grande impacto ambiental. Em função do grande fluxo de pessoas, falta de planejamento e total despreocupação com a comunidade local e a natureza, o turismo de massa está gerando até um processo de hostilidade conhecido como turismofobia. Em um destino sustentável, turistas e visitantes percebem a satisfação dos seus habitantes e se sentem acolhidos nesse ambiente encantador permitindo-se desfrutar mais intensamente dos momentos únicos de lazer que só o turismo pode proporcionar. 

Modernos conceitos de gestão são aplicados para minimizar impactos ambientais na Pousada Locanda Della Mimosa em Petrópolis-Foto:Êxito Rio

Localizada na Região de Lumiar, a Chácara do Rio conta com um projeto paisagístico que integra o estabelecimento a natureza. Com sua gestão focada em sustentabilidade a pousada é um belo exemplo de convivência do ser humano com a natureza-Foto:Êxito Rio

Vizinha ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos a Pousada Terê- Parque está em harmonia com a natureza preservando a natureza, investindo em energia solar e no uso consciente da água

Localizada no distrito friburguense de Amparo, o Auberge Suisse recria o aspecto rural da Suíça e muitos ingredientes para a maravilhosas receitas servidas em seu Restaurante são produzidos no próprio local. Importantes defensores da fauna e flora da região, os proprietários Urs e Yvonne Aman investiram aqui no Brasil em um lugar para criar os filhos em pleno contato com a natureza-Foto:Êxito Rio

Os R’s da sustentabilidade 

O Princípio dos 3R‘s - Reduzir, Reutilizar e Reciclar - deve ser adotado para a prevenção e não-geração de resíduos.  O Instituto Akatu sugere a inclusão de mais um R, que deve ser praticado antes dos 3Rs originais: Repensar: refletir sobre os seus atos de consumo e os impactos que eles provocam sobre você mesmo, a economia, as relações sociais e a natureza. O ideal é a adoção de padrões de consumo sustentável, visando poupar os recursos naturais e conter o desperdício. 

REPENSAR

É fundamental um ajuste de conduta para os novos tempos priorizando a qualidade de vida, manutenção do meio ambiente e a harmonização entre pessoas e natureza. Devemos contribuir para que uma nova mentalidade progressista seja incorporada, seja como gestor ou consumidor.

Dar uma destinação correta ao lixo já é uma obrigação. Não sujar as ruas, não causar queimadas nem desmatamentos são contribuições mínimas de cada cidadão para que sejam evitados ainda mais desastres ecológicos.

Não dependemos de uma decisão de âmbito mundial para procedermos de maneira sustentável. Devemos atender as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as suas. Como consumidores, o ideal seria se prestigiássemos empreendimentos que se mostram preocupados com o bem estar da comunidade, do meio ambiente e que promovam a justiça social. Está comprovado que o ser humano não pode consumir o que e quanto quiser sem se preocupar com as consequências. O modelo de desenvolvimento estabelecido até o momento levou o planeta a consequências drásticas. É hora de seguirmos em outra direção!

Parceiros