20/07/2018 - 12:55h - Autor: Ayrton Dias

MercoSerra – a integração regional já é uma realidade.

MercoSerra – a integração regional já é uma realidade.

Realizada ontem(19/08), a reunião promovida pela Agência Regional de Desenvolvimento – MercoSerra foi muito produtiva. Representantes dos três municípios participantes do consórcio lotaram a sala de reunião da empresa Alterdata Software em Teresópolis. Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo contaram com grande representatividade empresarial assim como de gestores da administração municipal.  

O presidente Luis Fernando Gomes apresentou algumas ações já realizadas pelo consórcio

Na pauta do evento estavam previstas, além do presidente do MercoSerra o empresário Luiz Fernando Gomes, a fala dos representantes dos municípios. Marcelo Fiorini( secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis), Valter Thuller(subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo) e o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen foram enfáticos em relação a importância do desenvolvimento integrado.

Valter Thuller representou Nova Friburgo e enfatizou a importância do desenvolvimento integrado

Ficou clara a relevância do MercoSerra para o próspero desenvolvimento da Região Serrana através de um novo modelo de gestão público/privada com foco na geração de trabalho e renda através da integração entre os municípios. “O MercoSerra representa a união das três cidades para a promoção da Região Serrana, tanto na área turística como no desenvolvimento econômico. Por isso um calendário unificado de eventos e rodadas de negócios entre empresários dos setores produtivos das três cidades é tão importante. A equipe se reúne regularmente e o plano de ação e a criação de um portal de divulgação são apenas alguns dos destaques desse trabalho”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, Marcelo Fiorini, que também é primeiro tesoureiro do MercoSerra.Valter Thuller falou sobre a possibilidade de ações conjuntas para o fomento do desenvolvimento econômico das três cidades. “Podemos articular a junção de forças para conseguir a celeridade na certificação dos produtos originários de cada cidade. Também temos que lutar por reparos na Tere-Fri”. O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, também destacou a necessidade do fortalecimento turístico da região serrana. “Podemos fortalecer a visita dos turistas através de ações integradas, pensando nos roteiros turísticos, revitalização da Serra Verde Imperial e distribuição dos produtos das três regiões em feiras estaduais e nacionais”.Segundo o presidente da entidade, Luiz Fernando Gomes, o encontro foi importante para a articulação de ações integradas. “Nosso objetivo é o de conhecer as demandas de cada cidade e juntar forças para acelerar o desenvolvimento econômico delas”.

Durante o encontro, uma equipe do Sebrae também apresentou uma proposta para o MercoSerra, que inclui o mapeamento das demandas das cidades – mapeamento da cadeia produtiva – sessão de negócios, alinhamento de agendas e estratégias dos setores de turismo, moda, alimento e bebidas. As ações integrariam a segunda fase do Programa Lidera Rio, por meio de ações, workshops e monitoramento. A intenção de trabalhar o turismo de forma integrada entre os três municípios.

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários