03/07/2018 - 15:19h - Autor: Cesar Augustus Coelho Assessoria de Comunicação - SEBRAE/RJ

1º Seminário de Compras Públicas será realizado nesta quarta-feira em Nova Friburgo

1º Seminário de Compras Públicas será realizado nesta quarta-feira em Nova Friburgo


Nesta quarta-feira (04/07), a Rede de Agentes de Desenvolvimento (ADs) em parceria com o Sebrae/RJ, realizará o 1º Seminário de Compras Públicas, que acontecerá das 8h às 17h, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf).

O objetivo do evento é reunir empresários, representantes do Poder Público e servidores técnicos ligados ao segmento de Licitação para debater as principais perspectivas para as Compras Públicas no cenário econômico atual e nos próximos anos em termos de legislação e de gestão, disseminar ideias e conceitos de inovação, ao mesmo tempo em que possibilita a interação entre os participantes, possibilitando a formação de parcerias.  

São esperados participantes de 12 municípios da Região Serrana, incluindo: Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Macuco, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Duas Barras e Santa Maria Madalena.

No seminário serão apresentadas as formas de contratação pelo Poder Público no Brasil, os capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que tratam deste assunto e quais são os impactos dela nos pequenos negócios.

Para Jaqueline da Silva, agente de desenvolvimento do município do Carmo responsável pelo seminário, a realização deste evento, que já era uma pauta prevista este ano é importante para disseminar e fomentar as ações relativas às aplicações da Lei Geral. “Pretendemos com este encontro articular ações que possibilitem a aplicação efetiva do que está previsto na legislação em vigor, não só em relação aos processos licitatórios, mas também em relação aos benefícios para os pequenos negócios. Queremos também assegurar que os pregoeiros e outros envolvidos nas compras públicas façam a aplicação da lei de forma segura, trazendo melhores condições de participação dos Pequenos Negócios nas licitações da região, além de promover o desenvolvimento econômico local”, ressalta.

De acordo com a analista do Sebrae/RJ, Raquel Stumm, o seminário  vai apresentar os conceitos e as melhores práticas de mercado quanto às compras públicas e quais são os benefícios para as pequenas empresas previstas em lei. “A atividade de Compras Públicas é estratégica para as empresas alcançarem resultados positivos em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo. Por isso estamos disseminando e compartilhando informações e conceitos que podem auxiliar no ingresso das empresas de nossa região neste segmento de negócio, pois muitas vezes as Administrações Municipais abrem licitações, mas as empresas locais não participam por não terem conhecimento do processo, ou por acharem que não vale a pena. Por isso estamos realizando este seminário: para desmistificar essa ideia e para promover o crescimento das empresas e consequentemente, o desenvolvimento econômico em nossa região”, destaca.

O 1º Seminário de Compras Públicas também tratará do capítulo de desburocratização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e dos avanços tecnológicos que promovem a melhoria do ambiente de negócios da região, além das vantagens previstas para os MEIs, micro e pequenas empresas locais, que passam a ter benefícios quanto a participação nos processos licitatórios do Poder Público.

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