08/05/2018 - 14h51min - Autor: Cesar Augustus Coelho Assessoria de Comunicação - SEBRAE/RJ

Restaurantes de Nova Friburgo preparam pratos especiais em homenagem aos 200 anos da cidade

Restaurantes de Nova Friburgo preparam pratos especiais em homenagem aos 200 anos da cidade

Confira as páginas do movimento nas redes sociais: facebook.com/viagemsabor instagram.com/viagemsabor

Nova Friburgo completará 200 anos no próximo dia 16 de maio. Em comemoração ao aniversário do município, 15 restaurantes locais decidiram se unir e promover uma homenagem à cidade. Trata-se do “Viagem & Sabor – Nova Friburgo 200 anos”, um movimento gastronômico que nasceu em janeiro deste ano com a intenção de valorizar produtos, personagens e colônias que contribuíram para a formação da identidade friburguense.

Cada estabelecimento participante desenvolveu um prato exclusivo, que será servido em seu espaço durante todo o mês de maio. Além disso, para promover e eternizar esta ação, os empresários farão o lançamento de uma revista gastronômica, que reúne um pouco da história de Nova Friburgo e detalhes da criação de cada prato escolhido.

Esta iniciativa tem como parceiros a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), o Conventions Bureau e recebe o apoio do Sebrae/RJ através do projeto de Gastronomia “Sebrae Na Mesa”, que tem como objetivo auxiliar as empresas ligadas ao segmento, aprimorando processos de gestão, promovendo desenvolvimento mercadológico e dando suporte à realização de ações que contribuem para o crescimento do setor respeitando as particularidades de cada região.

De acordo com Juliana Noronha, analista do Sebrae/RJ, o “Viagem & Sabor – Nova Friburgo 200 anos” tem como objetivo atrair a atenção para a qualidade e diversidade da culinária local e prestigiar o bicentenário da cidade. “Nos empenhamos em apoiar os restaurantes nesta ação comemorativa porque acreditamos que esta é a melhor maneira de dar notoriedade a uma data tão significativa para Nova Friburgo e seus habitantes. Ações como esta fortalecem o turismo, divulgam a gastronomia e movimentam a economia local. Afinal, Nova Friburgo é uma cidade que, além dos atrativos naturais, possui riquezas culturais e tradição na prestação de bons serviços e oferta de produtos diferenciados”, ressalta.

Além dos pratos comemorativos e da revista, que contará com uma tiragem inicial de 2 mil exemplares, os restaurantes - com a ajuda do Sebrae/RJ - receberam consultorias e treinamentos em atendimento, montagem e apresentação de pratos, desenvolveram a identidade visual do grupo e realizaram a divulgação da iniciativa nas redes sociais. Enfim, se prepararam para oferecer o melhor para os clientes locais e visitantes proporcionando uma experiência única e prazerosa na serra.  

Combinação perfeita entre comida e história 

Para Mônica Bittencourt, chef especializada em comida de boteco tradicional e gourmet, e proprietária do “Buteco em Casa - Petiscos”, que por enquanto só atende delivery, todos os pratos comemorativos apresentados pelos 15 restaurantes têm uma parte da história de Nova Friburgo para contar. “Estamos unindo a história da cidade com sua cultura, cuja Gastronomia é um de seus expoentes. Desse modo podemos, ao mesmo tempo, divulgar nossas raízes e tendências, além de potencializar a visibilidade do trabalho que é realizado pelos restaurantes locais, cuja qualidade contribui para o aprimoramento de segmentos ligados ao Comércio e Turismo locais”, ressalta a empresária, idealizadora do prato comemorativo: “Bolinho de batata baroa com mix de linguiça e couve ao alho” que, segundo ela, contém em seu ingrediente principal - a batata baroa - uma ligação muito forte com a história do município.

De acordo com historiadores, a batata baroa é um tubérculo nomeado em homenagem a baronesa de Nova Friburgo, Ambrosina Leitão da Cunha, que adorava a iguaria.

Ela era casada com o então barão de Nova Friburgo, Bernardo Clemente Pinto Sobrinho, amigo do imperador D.Pedro II, que plantou a primeira muda da batata no município após seu retorno de viagem às Antilhas.

Para os estudiosos, o nome “batata baroa” e não “batata baronesa” ocorreu porque, possivelmente, era como os escravos chamavam a senhora Ambrosina, que acabou batizando o tubérculo que ela tanto gostava. 

Restaurantes e seus pratos comemorativos 

O “Viagem & Sabor – Nova Friburgo 200 anos” vai durar até o fim do mês de maio e até lá os restaurantes estarão oferecendo os seguintes pratos especiais a seus clientes: 

1) Empório Klein: Batata recheada de shitake com queijo cremoso.

Praça Carlos Maria Marchom, n° 14 – Lumiar / (22) 2542-9429; 

2) Armazém da Serra: Truta flambada no licor de amaretto, acompanhada de broto de bambu.

Praça Carlos Maria Marchon, 1 – Lumiar; 

3) Pizzaria Girassol: Pizza Picante (pizza de massa de aipim, chutney de manga e gorgonzola).

Rua Rodrigues Alves, 97 - São Pedro da Serra / (22) 2542-4426; 

4) Trilhas do Araçari: Arroz da Horta (arroz ao curry, legumes cozidos e shitake).

Rua Gertrúdes Stern, s/nº - Distrito de Mury / (22) 2519-5694; 

5) Ouverney Gastronomia: Costela suina assada à redução de cerveja IPA da região, acompanhado de rostie recheada com queijo moleson.

Avenida Walter Machado Thedim, 8.600 - KM 68, Mury / (22) 3512-0566; 

6) O Bode Expiatório: Nhoque de batata baroa feito pela casa ao queijo moleson.

Praça Presidente Getúlio Vargas, 196 (sobrado) – Centro / (22) 2523-6203; 

7) Excalibur: Bacalhau à lafões (Posta de bacalhau à dorê com batatas calabresa ao murro).

Rua Augusto Cardoso, 45 – Centro / (22) 2522-6774; 

8) Willa Deguste: Costela suína ao molho de café acompanhado de batatas rústicas.

Praça Demerval Barbosa Moreira, 45 – Centro / (22) 2521-0230; 

9) Varandão: Filet de tilápia ao molho de amêndoas, acompanhado de purê de mandioca e arroz de brócolis.

Rua Monsenhor Miranda, 46 – Centro / (22) 2522-5021; 

10) Maravilha: Canjiquinha, costelinha de porco assada e jiló frito.

Rua Portugal, 17 – Centro / (22) 2521-2030; 

11) Malagueta: File Suíço - torcedor de mignon servido com queijo emmenthal gratinado servido com batatas rústicas, cogumelos e cebolas assadas ao molho rotti.

Rua Deolinda Thuler, 119 – Cônego / (22) 2519-3227; 

12) Galpão Gourmet: Talharim de 3 cores, natural, beterraba e espinafre com molho creme de leite fresco e shitakes temperados com flor de sal, alho e páprica.

Rua Romão Aguilera Campos, 673 A – Cônego / (22) 2523-4000; 

13) Oca Maloca: Truta grelhada com molho de amêndoas, servida com batata rosti recheada de truta defumada.

Rua Deolinda Thuler, 145 – Cônego / (22) 2519-3137; 

14) Chimarron Centro: Leitoa pururucada, acompanhada de purê de batata com tomate seco e rúcula.

Rua Duque de Caxias, nº 1 – Centro / (22) 2522-9090; 

15) Buteco em Casa Petiscos: Bolinho de batata baroa com mix de linguiça e couve ao alho.

Delivery: (22) 99707-1178.

 

Parceiros