09/01/2018 - 10:20h - Autor: Ayrton Dias

Nova Friburgo, no inverno ou no verão, o delicioso friozinho da serra

Nova Friburgo, no inverno ou no verão, o delicioso friozinho da serra

Por de ser uma cidade de médio porte, com aproximadamente 200 mil habitantes, Friburgo ainda é muito pacata, fazendo com que turistas e visitantes se impressionem com a hospitalidade local. As boas acomodações em hotéis e pousadas são para quem quer curtir os “ares da serra”e aproveitar com tranquilidade os mínimos detalhes da sua estadia. Um passeio a pé pelas alamedas do Nova Friburgo Country Clube, um dos cartões postais da cidade, já dá uma noção dos encantos da “princesinha da serra”, que dispõe da perfeita integração entre natureza exuberante e relíquias arquitetônicas como um dos seus principais atrativos

Os jardins do Nova Friburgo Country Clube atraem muitos turistas e visitantes-Foto: Regina Lo-Bianco

Ao contrário dos grandes centros, em Nova Friburgo as praças não são cercadas e isso contribui para manter um ar interiorano. Além de belos, esses democráticos espaços de convivência são muito interessantes. A Praça Getúlio Vargas, por exemplo, conta com inúmeras referências históricas e abriga curiosidades como o marco que sinaliza o centro geodésico do estado do Rio de Janeiro. A Praça do Suspiro é o local mais emblemático da cidade. O nome “Suspiro” se deve ao fato de ali ter sido ponto de encontro de poetas e trovadores e onde também as pessoas se despediam dos entes queridos antes do embarque, quando ainda se utilizava o transporte ferroviário no município. Atualmente a praça conta com o famoso Teleférico que proporciona aos turistas e visitantes um agradável passeio aéreo com vista privilegiada do centro da cidade. Os passeios a cavalo ou de charrete, também fazem a alegria de crianças e adultos que não perdem a oportunidade de curtir esses meios de transporte, curtindo dessa forma um pouco do aspecto rural friburguense.  A tradicional loja “Doces Sader”, que oferece os famosos produtos de Nova Friburgo, também é outro atrativo turístico da Praça do Suspiro.

Aos sábados, a feira da Vila Amélia é um programa imperdível. A Coopfeira passou a ser ponto de encontro de pessoas que vão as compras ou que simplesmente gostam de “curtir” o lugar. Além da grande oferta de frutas, verduras e legumes, pães, queijos, bolos, peixes e carnes, na Coopfeira também se pode saborear pastéis, torresmos e até sushis e sashimis, entre outras delícias, acompanhados das cervejas artesanais produzidas no município. 

Mesmo durante o verão pode-se curtir uma lareira em Nova Friburgo-Foto: Êxito Rio

Na região central de Friburgo não faltam motivos para se agradar ao paladar! Bons pratos podem ser apreciados pagando-se um preço justo e com uma oferta bem variada. Tanto no Centro, quanto nos bairros do Cônego e Cascatinha, são oferecidas ótimas possibilidades para quem quer saborear receitas à base de massas, carnes e até de peixes e frutos do mar. A tradicional fondue, que é um dos pratos campeões de audiência da gastronomia local, é servido com toda a ritualística necessária para apurar ainda mais o seu sabor. Isso sem falar nas famosas trutas friburguenses que, além de protagonizar saborosas receitas, referenciam o município como um local que possui águas abundantes e cristalinas e natureza bem preservada. Não podemos deixar de registrar também o grande diferencial que a cidade oferece: o clima! Mesmo no auge do verão, a temperatura amena da serra encanta a quem quer fugir dos rigores da estação mais quente do ano.  Durante a noite, em Nova Friburgo, independentemente da estação, parece que foi ligado um gigantesco ar condicionado central dando uma agradável sensação de frescor em toda a cidade. E isso, com certeza, faz toda a diferença!

As famosas trutas friburguenses que, além de protagonizar saborosas receitas, referenciam o município como um local que possui águas abundantes e cristalinas e natureza bem preservada-Foto: Êxito Rio

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários