09/01/2018 - 08:14h - Autor: Ayrton Dias

Uma estrada e seus encantos

A RJ 130, mais conhecida como estrada Teresópolis-Friburgo é repleta de belíssimas paisagens e locais pitorescos,

Uma estrada e seus encantos

O eixo rodoviário que integra os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo é uma verdadeira atração turística da Região Serrana do Rio de Janeiro. A RJ 130, mais conhecida como estrada Teresópolis-Friburgo, é repleta de belíssimas paisagens e locais pitorescos, verdadeiramente encantadores!

Inúmeros atrativos turísticos, restaurantes, hotéis e pousadas estão estrategicamente dispostos em seus 68 quilômetros de extensão. O Jardim do Nêgo com suas esculturas em barrancos costuma encantar aos turistas mais exigentes. O apiário “Amigos da Terra” também é uma parada obrigatória para se comprar produtos a base de mel que são produzidos com muita competência e qualidade. O “pão de mel’ é para se comer de joelhos desfrutando-se de todo seu sabor e textura. Outra grande pedida é a Suavitrat, onde pode-se adquirir excelentes cosméticos de leite de cabra ou os refrescantes aromatizantes e sabonetes de eucalipto da Ubon tradicional.

O maciço dos Três Picos se destaca na paisagem. Na região de Salinas pode-se desfrutar da culinária típica brasileira no restaurante João e Maria e de pratos a base de trutas frescas no Arco-Íris Trutas - Restaurante e Criação- Foto: Êxito Rio

A Queijaria Suíça é outra atração imperdível. Deliciosos queijos e chocolates podem ser adquiridos em um local temático cheio de referências a cultura helvética e com direito a visita ao Memorial da Colonização Suíça, onde uma importante parte da história de Nova Friburgo é contada com riqueza de detalhes. Para quem gosta da natureza, a estrada Tere-Fri oferece um cenário deslumbrante repleto de muito verde e relevo acidentado, onde se observa o conjunto dos “Três Picos’, “Mulher de Pedra”, “Torres de Bonsucesso” entre outras formações, que estimulam a prática do ecoturismo, cicloturismo e turismo de aventura. Rios e cachoeiras também fazem parte da RJ 130 com destaque para a Cachoeira do Vale dos Frades.

"Seu" Tatagiba Herdy e os famosos morangos hidropônicos-Foto: Êxito Rio

Hotéis e pousadas estão disponíveis em praticamente toda a estrada. Dos mais simples aos mais sofisticados, eles têm muito história para contar. O São Moritz, que foi inaugurado pelo casal de suíços Artur e Marta Vogts no final da década de 1930 e faz menção a uma metrópole alpina,  é um dos mais tradicionais. O Vilage Le Canton é bastante pitoresco e oferece uma programação esportiva variada, desde caminhadas a passeios em esquis. Bons restaurantes com opções variadas também são encontrados pelo caminho. A Churrascaria Linguiça do Padre se destaca não só pelos bons pratos, mas também pelo seu simpático proprietário, “Seu” Tatatiba Herdy que, além de contar inúmeras histórias e divertidas piadas, adora falar sobre hidroponia, uma técnica de plantio utilizada por ele para produzir folhas de alface e os dulcíssimos morangos que são servidos em seu restaurante.

O Horto de Conquista também é um dos principais atrativos da estrada-Foto: Êxito Rio

O Horto de Conquista também merece uma visita. Além da grande variedade de plantas, o local abre espaço- em períodos determinados- para almoços com pratos da culinária japonesa. Em qualquer estação do ano, a estrada Tere-Fri é um ótimo programa para toda a família.

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários