Por: AYRTON DIAS

20/03/2021

13:36:06

CACHOEIRAS DE MACACU: UM PARAÍSO PARA O ECOTURISMO

CACHOEIRAS DE MACACU: UM PARAÍSO PARA O ECOTURISMO
Para quem perdeu o costume de conviver com o silêncio da noite, o barulho das águas, o canto dos pássaros e, principalmente, a essência das pessoas, Cachoeiras de Macacu oferece uma oportunidade única para o reencontro com tudo isso.

O impressionante é que nem mesmo a localização tão próxima da capital interfere nessa dinâmica que permite a recuperação dos verdadeiros sentidos, fazendo com que a audição, paladar, tato, olfato e visão percebam pequenos detalhes que valorizaram ainda mais a vida. Nessa volta às “origens”, as coisas mais simples podem começar a fazer toda a diferença. O aspecto rural e a hospitalidade da população local, proporcionam aos turistas e visitantes uma nova dimensão na qual as manifestações da natureza são incorporadas.

Com mais de noventa quedas d’águas catalogadas em áreas muito bem preservadas, não é por acaso que o município traz no nome suas principais atrações. Entre as mais famosas estão a cachoeira da REGUA (Reserva Ecológica do Guapiaçú), Setes Quedas, em Boca do Mato, Terceira Dimensão e Tenebroso em Boa Vista. Cachoeiras de Macacu dispõe de uma natureza exuberante e é o destino ideal para quem gosta de praticar caminhadas ao ar livre, mountain biking, aventuras off-road, cavalgadas, escaladas, voo livre e rapel. Em alguns meses do ano, quando os rios têm um volume d’água um pouco maior, também é possível se fazer o boia-cross, uma antiga tradição esportiva local.

Cachoeira Sete Quedas

Em função do seu relevo, o município dispõe de percursos diversos que podem ser percorridos em trilhas nas montanhas, ou em grandes extensões planas, permitindo a caminhada inclusive para pessoas com dificuldade de locomoção. O turismo rural também vem despertando o interesse de turistas e visitantes oriundos das grandes cidades que buscam fugir da frenética rotina urbana.

Travessia Faraó x Boa Vista

Um passeio pelo distrito de Guapiaçu, por exemplo, pode dar a dimensão ideal da importância da preservação ambiental e ao se conhecer a REGUA (Reserva Ecológica do Guapiaçu) fica clara a importância das boas práticas ambientais. Em Cachoeiras de Macacu tudo é bem simples e tão natural que nos permite desfrutar intensamente dos pequenos prazeres da vida. Que tal se deliciar com a verdadeira comida do interior, andar a cavalo, curtir refrescantes banhos de rio ou aproveitar a “simpatia rural” em um “dedo de prosa” com a gente do lugar. É conhecer e se apaixonar!

 

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
Últimos vídeos postados

GASTRONOMIA

VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
O empresário niteroiense Emerson Pelegrinelli, proprietário da boutique de carnes "Santa Carne" na Região Oceânica de Niterói, fala sobre cortes especiais e (...)

HISTÓRIA

NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA?  (PARTE 4))
NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA? (PARTE (...)
Neste último episódio da série de programas, o professor Ricardo Costa fala do Movimento operário e as greves do século XX em Nova (...)