Por: ANDRÉ MARTINS - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO

26/10/2021

16:52:18

RETA FINAL DE INSCRIÇÕES NO DESAFIO TURISTECH BRASIL

Vencedores da disputa, organizada pelo MTur e o Wakalua, terão benefícios como acesso a network e mentoria do BID, além das startups finalistas se classificarem para a Competição Global de Startups de Turismo da OMT
RETA FINAL DE INSCRIÇÕES NO DESAFIO TURISTECH BRASIL
Terminam em 1° de novembro as inscrições no Desafio Turistech Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Wakalua Innovation Hub - primeiro polo global de inovação em turismo - e em colaboração junto à Organização Mundial do Turismo (OMT). A disputa, também apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o Sebrae, vai premiar projetos inovadores nas categorias Startups, Destinos, Empresas e Academia. - Crédito: Divulgação

Faça a sua inscrição AQUI

As propostas devem ter relação com quaisquer pontos da cadeia de valor do turismo, podendo ser voltadas a visitantes, a empresas, ao setor público, à academia ou a comunidades. O Desafio, que já conta com centenas de projetos inscritos, tem como objetivo revelar para os mercados nacional e internacional as iniciativas e as pessoas mais inovadoras do setor no país, servindo de inspiração e referência neste momento de transformação do ramo.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, incentiva a participação na disputa. “A inovação é um dos nortes do atual governo e se torna cada vez necessária no turismo, a fim de atender adequadamente o viajante que busca soluções tecnológicas. Vamos mostrar ao mundo o grande potencial que temos de oferecer iniciativas que aprimorem a experiência desses turistas, posicionando o Brasil no merecido papel de destaque no mercado turístico mundial”, sustenta.

Os interessados podem se inscrever nas seguintes temáticas: Digitalização de negócios e destinos turísticos; Personalização de experiência; Destinos inteligentes; Marketing digital / Promoção de destinos; Impacto social/ambiental; Turismo em áreas naturais; Experiência do turista digital; Nomadismo digital; Vistos e controle de acessos; Domótica e automatização; Inserção digital de pequenos negócios; Desenvolvimento sustentável; Economia circular; Gestão e operação inteligente e Economia Criativa no Turismo.

A avaliação das propostas inscritas no Desafio Turistech Brasil, lançado em 27 de setembro - Dia Mundial do Turismo - e realizado de forma totalmente online, ficará a cargo de líderes do setor e da inovação. A análise dos projetos vai considerar critérios a exemplo de contribuição ao turismo, natureza inovadora e grau de desenvolvimento, entre outros. O anúncio dos finalistas será feito durante o mês de novembro.

BENEFÍCIOS - As iniciativas de cada categoria mais bem colocadas vão conquistar visibilidade no Brasil e no exterior, além de mentoria com especialistas em turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) até março de 2022. No caso de startups, as 10 mais bem classificadas poderão se associar por 12 meses ao Wakalua, acessando programas de formação e tendo conexão com um network de investidores, corporações e parceiros institucionais.

As melhores startups também vão se habilitar para as semifinais da 4ª Competição Global de Startups de Turismo da OMT, de 2022. Elas disputarão, ainda, uma viagem a Madri, na Espanha, para participar de um programa de formação de uma semana e da Feira Internacional de Turismo de Madri (FITUR) - a maior feira de turismo do planeta.

COLABORAÇÃO - O Desafio Turistech Brasil integra uma parceria entre o MTur e o Wakalua para estimular a inovação em turismo no Brasil e melhorar a competitividade do setor por meio da transformação digital de organizações públicas e privadas da área. O trabalho conjunto deu origem ao 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, realizado em 2020, e prevê, ainda, a instalação de um hub da entidade dedicado ao setor no país, entre outras ações.

 

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO:  BIRDWATCHING - OBSERVAÇÃO DE AVES
VALE A PENA VER DE NOVO: BIRDWATCHING - OBSERVAÇÃO DE AVES
A Observação de Aves (Birdwatching) estimula uma harmoniosa relação com o meio ambiente estimulando uma sutil interação com o local visitado. O observador de...