Por: LUCIANO DO CARMO - ASCOM TURISPETRO

20/09/2021

10:25:21

PREFEITURA DE PETRÓPOLIS E CASA D´ITÁLIA ANITA GARIBALDI PROMOVEM O SERRA SERATA - TUTTI A TAVOLA

Festival gastronômico começa na próxima sexta (24) e vai até o dia 3 de outubro. 40 estabelecimentos já confirmaram participação
PREFEITURA DE PETRÓPOLIS E CASA D´ITÁLIA ANITA GARIBALDI PROMOVEM O SERRA SERATA - TUTTI A TAVOLA
A Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a Casa D´Itália Anita Garibaldi, estará realizando entre os dias 24 de setembro e 03 de outubro o festival gastronômico Serra Serata - Tutti a Tavola, mais uma ação com o objetivo de manter viva a tradição da cultura italiana em Petrópolis e fomentar o segmento gastronômico local na retomada da economia e da atividade turística em Petrópolis. - Fotos: Petrópolis Convention & Visitors Bureaus

Quarenta estabelecimentos da cidade já confirmaram participação no festival. Adaptado aos tempos atuais, haverá opção de atendimento presencial, take away e também delivery. O lançamento do festival será nesta terça-feira (21/9), no Restaurante Locanda Centro Histórico, e contará com a presença do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e do Cônsul-Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice, entre outras autoridades. 

"Será mais um evento importante, tradicional no nosso calendário turístico, que visa, acima de tudo, homenagear as famílias de descendência italiana em Petrópolis. Este ano faremos isso através da gastronomia, que é uma das principais tradições e orgulho desta cultura", frisa o prefeito Hingo Hammes. 

Para o secretário de Turismo, Samir El Ghaoui, o Serra Serata - Tutti a Tavola vai mais uma vez fomentar a economia local, movimentando os restaurantes e estabelecimentos participantes nestes dez dias de evento e abrindo a temporada de eventos da primavera na cidade. "É mais uma ação voltada não somente para os turistas, mas também para o próprio morador da cidade, que terá opções gastronômicas diversas a preços diferenciados durante este período", completa.


 A presidente da Casa D´Itália Anita Garibaldi, Graça Vescovini, destaca que o festival terá como proposta aproximar a cidade da cultura italiana, através da gastronomia, e fomentar oportunidades para aqueles que trabalham com as nossas ricas e tradicionais receitas. "Temos muitos descendentes italianos no nosso município e o festival celebra também a presença dos imigrantes por aqui", frisa ela. 

O festival terá cinco categorias específicas: restaurantes  especializados (que servem apenas a culinária italiana), pizzarias (que tenham a pizza como carro-chefe em seus cardápios), outros restaurantes (casas que oferecem gastronomia diversificada e incluem também a italiana), só delivery (que servem os pratos da culinária italiana apenas nesse formato) e produtos gastronômicos (para a inclusão de produtores de caponatas, antepastos, pães, massas, biscoitos e doces italianos, entre outros). 

A curadoria do evento será de Cristina Pelegrini e Walmir Ferreira, comerciantes diretamente ligados à gastronomia italiana em Petrópolis. Na adesão ao festival, o representante do estabelecimento se compromete a assinar um termo de responsabilidade garantindo que o atendimento presencial será realizado com a atenção devida a todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde. assim como as medidas de segurança alimentar previstas nas normativas da vigilância sanitária. 

Para acompanhar os detalhes do festival, como lista completa dos participantes, pratos oferecidos, fotos e valores, basta acessar o site www.petropolis.rj.gov.br/serra-serata. 

Relação dos estabelecimentos inscritos até o momento:

1 - Locanda Centro Histórico

2 - Arte em Conservas

3 - Pastarella na Lenha

4 - Cantina Giulietta

5 - Pizza 24h

6 - Al di lá Del Sogno

7 - Pizzarella Gourmet

8 - Pizza Doc

9 - Di Farina

10 - Maffagio

11- Della Pasta

12 - Petiscaria Imperial

13 - Independência ou Malte

14 - Massas Luigi

15 - Dolci Raul

16 - Casa Pelegrini

17 - Princesa Isabel Gourmet

18 - Chef's Imperial

19 - Sabores do Mundo

20 - Restaurante Taberna da Montanha

21- Escritório Bar e e Pizzaria

22 - Massa Leve

23 - Smart Pizzaria

24 - Cervejaria Duas Torres

25 - Conto de Fadas

26 - Lukas Restaurante Pizzaria Bingen

27 - Lukas Petiscaria Itaipava

28 - Lukas Restaurante e Pizzaria Itaipava

29 - Pasto con Amore

30 - A La Kraus Restaurante

31- Sa Carola

32 - Pasta e Vino

33 - Gargano Ristorante

34 - Alecrim Pizzerie

35 - Inverno D'Italia

36 - Restaurante 2 Vales

37 - Burger Club

38 - Perugino

39- Adega do Mineiro

40- Cervejaria Bohemia

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO:  TRUTA, UM ÓTIMO SÍMBOLO PARA O TURISMO DE NOVA FRIBURGO
VALE A PENA VER DE NOVO: TRUTA, UM ÓTIMO SÍMBOLO PARA O TURISMO DE NOVA FRIBURGO
O território friburguense é verdadeiramente privilegiado por ter um clima ameno, águas cristalinas, ar puro e, justamente por isso, trutas! Cientes da importância desse...