Por: AYRTON DIAS

08/08/2021

12:59:59

AS FLORES DE AMPARO

Atingido duramente em função da não realização de eventos durante a pandemia causada pela covid-19, o setor da floricultura em Nova Friburgo encontrou novos rumos.
AS FLORES DE AMPARO
A partir do projeto Vamos Florir Nova Friburgo desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), foram firmadas relevantes parcerias que resultaram em inéditos desdobramentos. -No detalhe, Horto Mayer - Fotos: Êxito Rio

Para absorver a produção de Vargem Alta, localidade friburguense de grande concentração de produtores,  foram geradas durante a crise situações novas para a oferta de arranjos de flores, dando origem ao movimento Floristas do Amparo, que a princípio produzia buquês de flores que eram ofertados a quem fizesse doações a uma das campanhas de arrecadação de donativos da Acianf.

Com o objetivo de garantir que o trabalho fosse realizado em âmbito profissional,  a entidade ofereceu um Curso Básico de Artes Florais para qualificar moradoras da comunidade do distrito de Amparo que encontravam-se desempregadas no ano passado, logo no início do trágico período. 

Os resultados foram surpreendentes e, para dar continuidade ao processo de geração de renda e trabalho, a centenária entidade friburguense passou a demandar constantemente os belíssimos arranjos produzidos pelas Floristas de Amparo, alimentando mais intensamente essa nova cadeia produtiva com encomendas para diversos eventos chancelados por ela. Com a visibilidade obtida através Acianf, surgiu a ideia da criação de uma empresa para o aproveitamento dessa recem criada mão de obra. A iniciativa partiu da engenheira agrônoma Camila Porto, juntamente com a produtora rural Moema Celles Cordeiro e a florista Mara Tsouroutsoglou, que investiram nas Assinaturas Florais, um serviço que já é comum nas grandes cidades e que fornece arranjos e buquês para a decoração de residências e empresas. 

Flores em família

O que era para ser uma terapia visando amenizar o sofrimento durante a pandemia, aos poucos foi tornando-se um novo empreendimento de uma tradicional família de Amparo. O contato com as mudas de inúmeras espécies de plantas foi encantando o dia a dia do casal Regina e Valtair Mayer, pais de Filipe Mayer, que acabou contando com a colaboração direta de sua esposa Sintia Sandre no trato com as delicadas obras primas da natureza.

Valtair Mayer

O empenho, dedicação e, principalmente, amor no tratamento das mudas resultou em exemplares únicos de flores que passaram a despertar o interesse de vizinhos e amigos, surgindo a partir daí a ideia de transformar um espaço anteriormente utilizado para o cultivo de hortaliças em um verdadeiro horto.

Sintia Sandre e Filipe Mayer

Com todo sucesso obtido com a comercialização de seus produtos, que já despertam o interesse de inúmeros turistas e visitantes, a família já tem planos para a produção própria dos mais belos exemplares, já que herdaram um talento único para lidar com uma das mais sublimes manifestações da natureza: as flores!



SERVIÇO

HORTO MAYER

Rua Antônio Lugon, 117 - Centro, Amparo

Contato: 22 99871-5500 (Whats App)

FLORISTAS DO AMPARO

- Assinatura de flores para uma vida mais alegre!
 Arranjos produzidos por mulheres.
 22 98168-0314

 

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO:  TRUTA, UM ÓTIMO SÍMBOLO PARA O TURISMO DE NOVA FRIBURGO
VALE A PENA VER DE NOVO: TRUTA, UM ÓTIMO SÍMBOLO PARA O TURISMO DE NOVA FRIBURGO
O território friburguense é verdadeiramente privilegiado por ter um clima ameno, águas cristalinas, ar puro e, justamente por isso, trutas! Cientes da importância desse...