Por: AYRTON DIAS

10/09/2021

15:51:12

"PRECISAMOS DE CONSCIÊNCIA COLETIVA"

Somente nosso comportamento é capaz de melhorar o mundo
Com as principais vias longas de escalada do brasil (Três Picos) e fazendo parte da extensão de 1500 km do alinhamento que compõe a Serra do Mar, as montanhas de Nova Friburgo destacam-se no cenário nacional do turismo ligado a natureza, sendo um verdadeiro convite a prática do montanhismo e da escalada. Para sabermos como está sendo desenvolvido o turismo em ambiente natural no município, entrevistamos a secretária municipal de turismo Maria Angélica Rocha:

Existe algum estímulo governamental à prática do turismo ligado à natureza? 

- Dentre as políticas públicas de turismo está o desenvolvimento do turismo sustentável e não predatório. Os desafios são imensos, mas seguimos no nosso propósito. Reconhecemos o potencial que Nova Friburgo possui para a prática do montanhismo e da escalada, mas é preciso trabalhar esse potencial de forma consciente e responsável.   

Os atrativos naturais friburguenses precisam de um urgente ordenamento já que a utilização desregrada está resultando na degradação das nossas belezas cênicas. O que está sendo feito pelo poder público municipal nesse sentido para que haja o ordenamento do uso dos atrativos? 

- A Secretaria Municipal de Turismo busca constantemente o apoio das demais Secretarias para que possamos, através de um trabalho conjunto, atuar no urgente ordenamento em nossos atrativos naturais. Em breve, se tudo correr como o esperado, teremos em nossa cidade a nossa tão sonhada e necessária Guarda Turística Ambiental, uma parceria entre as Secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Ordem e Mobilidade Urbana. Uma de nossas premissas básicas é trabalhar pelo Turismo Sustentável, Responsável e Consciente. Mas é importante ressaltar que, além da atuação eficaz do Poder Público, é necessário que a própria população faça a sua parte, respeitando e cuidando de nossos atrativos. Não adianta cobrar fiscalização, por exemplo, e continuar jogando lixo nas trilhas, fazendo fogueira nas montanhas, etc. Precisamos de consciência coletiva. Esse é o caminho. 

A atual gestão tem atuado para que haja infraestrutura para apoio aos montanhistas, campanhas educativas, fiscalização e punição exemplar para aqueles que insistem no uso predatório? 

- A Secretaria Municipal de Turismo possui uma campanha de conscientização permanente nas redes sociais. Nosso objetivo é chamar a atenção dos moradores, visitantes e turistas para a urgente necessidade de proteger, respeitar e preservar as nossas matas, rios, cachoeiras e montanhas. Destacamos, através da nossa campanha, que a utilização desregrada e predatória de nossos atrativos naturais resultará na degradação de nosso patrimônio natural, gerando prejuízos incalculáveis, e que pequenas atitudes podem fazer a grande diferença. É importante que cada um faça a sua parte e cuide do que é nosso.

Os montanhistas friburguenses têm promovido mutirões de limpeza. Existem parcerias entre o poder público e a iniciativa privada visando atuar na sustentabilidade dos nossos atrativos naturais?

- Buscamos sempre ter um bom relacionamento e atuar em parceria com empresas e instituições preocupadas com a preservação do meio ambiente, como por exemplo o Centro Excursionista Friburguense, uma importante entidade social sem fins lucrativos que representa a história do montanhismo friburguense. A EcoModas, a Montanhe-se e a BR4 Branding, por exemplo, são empresas parceiras que possuem iniciativas bem bacanas. Estamos sempre em contato também com os gestores e coordenadores do Parque Estadual dos Três Picos, e com o próprio INEA. 

Sempre apoiamos iniciativas ligadas à educação e à preservação ambiental, e ao Turismo Sustentável. Entendemos que, juntos, podemos mais. O Poder Público não consegue agir sozinho. Precisamos estar unidos e focados no mesmo objetivo. 

Alguma mensagem?

- Nova Friburgo é uma cidade incrível em vários sentidos. E, para quem curte atividades ao ar livre e esportes de montanha, é um paraíso. Mas, se você não for praticante regular dessa modalidade e deseja apenas se aventurar e escapar da rotina, procure empresas e profissionais experientes e qualificados para te acompanhar e proporcionar a melhor e mais segura experiência possível. 

E, um pedido e um convite à reflexão: 

Proteja, Respeite, Preserve!

Somente nosso comportamento é capaz de melhorar o mundo.



Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO:  TRUTA, UM ÓTIMO SÍMBOLO PARA O TURISMO DE NOVA FRIBURGO
VALE A PENA VER DE NOVO: TRUTA, UM ÓTIMO SÍMBOLO PARA O TURISMO DE NOVA FRIBURGO
O território friburguense é verdadeiramente privilegiado por ter um clima ameno, águas cristalinas, ar puro e, justamente por isso, trutas! Cientes da importância desse...