Por: AYRTON DIAS

13/05/2021

17:07:40

NOVA FRIBURGO - 203 ANOS DE MUITA HISTÓRIA E MUITA TRADIÇÃO EM HOSPITALIDADE

Em 16 de maio vamos todos render justas homenagens a nossa querida cidade!
NOVA FRIBURGO - 203 ANOS DE MUITA HISTÓRIA E MUITA TRADIÇÃO EM HOSPITALIDADE
Em função das suas belezas naturais e arquitetônicas, sua história, cultura, gastronomia e, principalmente, hospitalidade Nova Friburgo é um concorrido destino turístico. Ao comemorar mais um ano de existência o município consolida-se também como um grande vetor de desenvolvimento do nosso estado. A capital nacional da moda íntima é também a segunda maior produtora de flores do Brasil, uma das principais produtoras de cervejas artesanais do estado, importante polo de formação de capital intelectual através das suas faculdades e universidades, destacando-se também por sua produção agrícola no segmento horti-fruti, contando ainda com forte presença da indústria (têxtil, vestuário e metalúrgica). Fotos: Regina Lo-Bianco, a quem fazemos questão de homenagear nesta matéria alusiva a cidade. Regina é uma talentosa artista que, através das lentes de suas câmeras, registra - com muita sensibilidade - a cidade que tanto ama em imagens deslumbrantes obtidas em ângulos verdadeiramente geniais.

Por ser uma cidade com aproximadamente 200 mil habitantes, Friburgo é muito pacata e hospitaleira. Turistas e visitantes impressionam-se sempre com a ótima acolhida que lhes permitem curtir com toda tranquilidade os “ares da serra”, e aproveitar os mínimos detalhes da perfeita integração entre natureza exuberante e relíquias arquitetônicas. Em sua região central a cidade oferece atrativos variados desde locais pitorescos, notória gastronomia e tradicionais meios de hospedagem.


Jardim do Nova Friburgo Country Clube

Totalmente inspiradora, a “parada de um caminho a caminho do céu “ preserva  um ar interiorano que pode ser observado em suas praças que, ao contrário dos grandes centros, não são cercadas. A Praça do Suspiro, por exemplo, é um local muito emblemático e seu nome deve-se ao fato de ali ter sido ponto de encontro de poetas e trovadores e onde também as pessoas se despediam dos entes queridos antes do embarque, quando ainda era utilizado o transporte ferroviário no município. Atualmente a praça do Suspiro conta com o famoso Teleférico que proporciona um agradável passeio aéreo com vista privilegiada do centro da cidade.


Teleférico

Para quem vem da região metropolitana, Mury dá as boas-vindas. Por estar situado a quase mil metros de altitude, o distrito é bem frio e essa característica possibilitou que tenha sido o pioneiro na criação de truta no Brasil! Os primeiros alevinos trazidos para o país foram importados da Dinamarca pela família Garlipp que durante muito tempo criou truta em Macaé de Cima, uma localidade próxima ao bairro. Esse fato acabou influenciando a gastronomia local, contribuindo para que pratos à base de truta se tornassem uma grande especialidade servida nos vários restaurantes que compõem um verdadeiro circuito gastronômico. Em Mury, além das trutas, outras saborosas opções são oferecidas em estabelecimentos onde charme e bom gosto são características marcantes.


Centro de Turismo e Igreja da Matriz

Quando se trata de “recarregar as baterias”, os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra são ótimos destinos. Repletos de montanhas e rios de águas cristalinas que estimulam a prática de atividades ligadas à natureza, desde o ecoturismo aos esportes radicais, essas vilas friburguenses são simplesmente encantadoras. Além de muita tranquilidade, elas dispõem de variadas atrações musicais que podem ser apreciadas em seus bares e restaurante que oferecem também ótimas opções gastronômicas, que vão desde famosas pizzas com massa de aipim às receitas mais elaboradas.


Praça de Lumiar

O bucólico Amparo também é o lugar perfeito para quem quer “descansar do mundo lá fora”! Poucos sabem que um dos mais antigos centros espíritas do Brasil está ali localizado e que o famoso distrito, dentre outras particularidades, conta com hino, brazão e bandeira. Amparo agrada a um público muito variado, desde amantes do ecoturismo, esportes de aventura, turismo cultural a apreciadores da boa gastronomia. Além disso, a produção de orgânicos permite a criação de receitas saborosas e nutritivas que podem ser degustadas em charmosos restaurantes, que dispõem desde a culinária mais simples à altamente sofisticada. Em Amparo, friburguenses, turistas e visitantes sempre levam, além de mel, cachaça, cerveja artesanal, queijo, artesanato etc... ótimas recordações!

Casa Suíça

O eixo rodoviário que integra os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, que é uma verdadeira atração da Região Serrana do Rio de Janeiro, também está na cesta de ofertas turísticas da cidade. Inúmeros atrativos, restaurantes, hotéis e pousadas estão estrategicamente dispostos em seus 68 quilômetros de extensão. Deliciosos queijos e chocolates podem ser adquiridos no Complexo turístico da Casa Suíça, um local temático cheio de referências a cultura helvética e com direito a visita ao Memorial da Colonização Suíça, onde importante parte da história de Nova Friburgo é apresentada com riqueza de detalhes.


Vista aérea da cidade a partir do alto do Caledônia

Por contar com tudo isso Nova Friburgo é singular por ser única, mas plural por ser conhecida como a cidade de todos os povos. A multifacetada Nova Friburgo é fruto de notórias influências de 10 nações distintas. Suíços, alemães, austríacos, espanhóis, húngaros, italianos, japoneses, libaneses, portugueses e a nação pan-africana atuaram de maneira determinante para tornar a “Princesinha da Serra” um lugar muito especial. Parabéns a Nova Friburgo por seus 203 anos!

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
Últimos vídeos postados

GASTRONOMIA

VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA (...)
O empresário niteroiense Emerson Pelegrinelli, proprietário da boutique de carnes "Santa Carne" na Região Oceânica de Niterói, fala sobre cortes especiais e (...)

HISTÓRIA

NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA?  (PARTE 4))
NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA? (PARTE (...)
Neste último episódio da série de programas, o professor Ricardo Costa fala do Movimento operário e as greves do século XX em Nova (...)