01/12/2011 - 17:42h

Rio realiza testes de AIDS e sífilis em todas as unidades da cidade neste sábado

Por: Agência Rio
Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio estará oferecendo neste sábado (3) testes para detecção de HIV e sífilis nos postos de saúde e clínicas da família em toda a cidade. Ao todo, 185 unidades estarão à disposição da população para a realização do exame. Anteriormente, os testes poderiam ser feitos somente em quatro Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e 14 polos para públicos específicos.

Os resultados estarão disponíveis para os pacientes em aproximadamente dez dias na unidade onde fez a coleta. A ação faz parte da campanha "Fique Sabendo", em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado hoje (1º), e é a maior já feita por um município no país. A expectativa é realizar cerca de 30 mil testes somente no sábado.

Os objetivos da Prefeitura são reforçar a importância da realização do teste e de monitorar o início do tratamento em caso de resultado positivo. Estes casos receberão aconselhamento feito por profissionais e serão encaminhados imediatamente para tratamento e acompanhamento ambulatorial em uma unidade de saúde da rede. Todos aqueles que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem.

Ao todo, cerca de 3.200 funcionários estarão envolvidos no atendimento, as unidades funcionarão em horário estendido, das 8h às 17h, e haverá também distribuição de material educativo, de preservativos e a realização de atividades voltadas para a promoção da saúde e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e do HIV.

A medida garante que o tratamento dos soropositivos ocorra com mais rapidez, diminuindo as chances de transmissão por desconhecimento da doença. “O nome da ação, ‘Fique Sabendo’, reforça a importância do combate à ignorância e à desinformação. O poder público oferece os meios para obtenção do diagnóstico e para o tratamento, mas é preciso que o cidadão se conscientize que ele também tem que fazer sua parte, indo a uma unidade de saúde.”





Leia notícias da sua cidade: África | Angra dos Reis | Areal | Arraial do Cabo | Barra de São João | Bom Jardim | Brasil | Búzios | Cabo Frio | Cachoeiras de Macacu | Campos | Cantagalo | Carmo | Casimiro de Abreu | Conceição de Macabu | Cordeiro | Duas Barras | Itaboraí | Itaipava | Itaocara | Itaperuna | Japuíba | Macaé | Macuco | Madalena | Minas Gerais | Monnerat | Mundo | Niterói | Nova Friburgo | Papucaia | Paraty | Petrópolis | Resende | Rio Bonito | Rio das Ostras | Rio de Janeiro | Santo Antônio de Pádua | São Fidélis | São Gonçalo | São João da Barra | São José do Vale do Rio Preto | São Paulo | São Sebastião do Alto | Saquarema | Sta Maria Madalena | Sumidouro | Teresópolis | Trajano de Moraes | Três Rios | Volta Redonda |


Conheça outros canais do Portal Êxito Rio


. Alessandro Lo-Bianco
. Carnaval na Serra
. Chico Vellozo
. Classificados
. Cultura & Música
. Educação
. Empregos
. Esportes
. Facebook
. Fotos
. Gastronomia
. Guia Empresarial
. Hotéis e Pousadas
. Imóveis
. Jogos On-line
. Mapa de Friburgo
. Música
. Newsletter
. Nova Friburgo
. Piadas e Cia
. Pontos Turísticos
. Promoções
. Saúde Animal
. Twitter
. Vídeos
. Anuncie no Portal
. Fale Conosco