01/12/2011 - 17:05h

Amazônia concentra 20% da água doce de todo o planeta

Brasil

A Amazônia possui seis milhões de quilômetros quadrados, que correspondem a aproximadamente 40% do território da América do Sul. O ecossistema concentra cerca de 20% da água doce do mundo e 1/3 das reservas florestais da Terra, distribuídas pelo Brasil, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Bolívia, Peru e Equador. No Brasil, a chamada Amazônia Legal abrange nove estados brasileiros e cobre cerca de 60% do território nacional. Ao todo, a vegetação ocupa 3,58 milhões de quilômetros quadrados.

Para preservar a riqueza natural e promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia, o governo mantém ações na região. Dentro do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional estão iniciativas para gerar conhecimento e inovação com base na riqueza da biodiversidade da região. Também é prioridade a articulação das atividades das Secretarias de Ciência e Tecnologia dos Estados da Amazônia com as de instituições de pesquisa e ensino que atuam na região e a formação e fixação de recursos humanos.

Mudanças de usos da terra, como a substituição em grande escala das florestas por pastagens ou campos agrícolas, reduzem as taxas de evaporação e a condensação de nuvens, com grande potencial de modificação do regime de chuvas. A região passa atualmente por um processo de intenso dinamismo para o desenvolvimento das matrizes nacionais de produção agrícola e energética. Essas ações estratégicas devem ser implantadas não só no Brasil, mas nos chamados “países amazônicos”, que carregam a responsabilidade de preservar a biodiversidade da floresta e permitir a desenvolvimento sustentável em benefício à sociedade.





Leia notícias da sua cidade: África | Angra dos Reis | Areal | Arraial do Cabo | Barra de São João | Bom Jardim | Brasil | Búzios | Cabo Frio | Cachoeiras de Macacu | Campos | Cantagalo | Carmo | Casimiro de Abreu | Conceição de Macabu | Cordeiro | Duas Barras | Itaboraí | Itaipava | Itaocara | Itaperuna | Japuíba | Macaé | Macuco | Madalena | Minas Gerais | Monnerat | Mundo | Niterói | Nova Friburgo | Papucaia | Paraty | Petrópolis | Resende | Rio Bonito | Rio das Ostras | Rio de Janeiro | Santo Antônio de Pádua | São Fidélis | São Gonçalo | São João da Barra | São José do Vale do Rio Preto | São Paulo | São Sebastião do Alto | Saquarema | Sta Maria Madalena | Sumidouro | Teresópolis | Trajano de Moraes | Três Rios | Volta Redonda |


Conheça outros canais do Portal Êxito Rio


. Alessandro Lo-Bianco
. Carnaval na Serra
. Chico Vellozo
. Classificados
. Cultura & Música
. Educação
. Empregos
. Esportes
. Facebook
. Fotos
. Gastronomia
. Guia Empresarial
. Hotéis e Pousadas
. Imóveis
. Jogos On-line
. Mapa de Friburgo
. Música
. Newsletter
. Nova Friburgo
. Piadas e Cia
. Pontos Turísticos
. Promoções
. Saúde Animal
. Twitter
. Vídeos
. Anuncie no Portal
. Fale Conosco