30/11/2011 - 17:42h

Desmatamento na Amazônia atingiu 385 quilômetros quadrados em outubro

Por: Agência Brasil
Brasil

A Amazônia perdeu 385,5 quilômetros quadrados (km²) de florestas em outubro, de acordo com dados divulgados hoje (29) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os números são do sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter).

A área é 52% maior que a registrada em setembro, quando os satélites identificaram 253,8 km² de novos desmatamentos. Na comparação com outubro de 2010, quando o Inpe apontou 388 km² de derrubadas, não há diferenças significativas.

Rondônia foi o estado que mais desmatou em outubro, com 128,5 km² de floresta a menos, seguido pelo Pará, com 119 km² de derrubadas. Mato Grosso aparece em seguida, com 98 km² de novas áreas derrubadas, e o Amazonas, com 18 km². Em Roraima, o Inpe identificou 8 km² de derrubadas em outubro, no Maranhão, 6,53 km², no Acre, 4,32 km². Tocantins e Amapá registraram 0,8 km² e 0,65 km² de novos desmatamentos, respectivamente.

De acordo com o Inpe, 17% da região estava encoberta por nuvens em outubro, que impediram a visualização de algumas áreas.

O Deter, que revela dados mensais, monitora áreas maiores de 25 hectares e serve para orientar a fiscalização ambiental. Além do corte raso (desmatamento total), o sistema registra a degradação progressiva da floresta.

A taxa anual de desmate é calculada por outro sistema, o Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que é mais preciso por avaliar áreas menores. Em 2010, a taxa anual foi 7 mil km². A nova estimativa de desmatamento anual, com dados para o período entre agosto de 2010 e julho de 2011, deve ser divulgada nas próximas semanas.





Leia notícias da sua cidade: África | Angra dos Reis | Areal | Arraial do Cabo | Barra de São João | Bom Jardim | Brasil | Búzios | Cabo Frio | Cachoeiras de Macacu | Campos | Cantagalo | Carmo | Casimiro de Abreu | Conceição de Macabu | Cordeiro | Duas Barras | Itaboraí | Itaipava | Itaocara | Itaperuna | Japuíba | Macaé | Macuco | Madalena | Minas Gerais | Monnerat | Mundo | Niterói | Nova Friburgo | Papucaia | Paraty | Petrópolis | Resende | Rio Bonito | Rio das Ostras | Rio de Janeiro | Santo Antônio de Pádua | São Fidélis | São Gonçalo | São João da Barra | São José do Vale do Rio Preto | São Paulo | São Sebastião do Alto | Saquarema | Sta Maria Madalena | Sumidouro | Teresópolis | Trajano de Moraes | Três Rios | Volta Redonda |


Conheça outros canais do Portal Êxito Rio


. Alessandro Lo-Bianco
. Carnaval na Serra
. Chico Vellozo
. Classificados
. Cultura & Música
. Educação
. Empregos
. Esportes
. Facebook
. Fotos
. Gastronomia
. Guia Empresarial
. Hotéis e Pousadas
. Imóveis
. Jogos On-line
. Mapa de Friburgo
. Música
. Newsletter
. Nova Friburgo
. Piadas e Cia
. Pontos Turísticos
. Promoções
. Saúde Animal
. Twitter
. Vídeos
. Anuncie no Portal
. Fale Conosco