O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl, disse hoje (23) que ainda não é possível dimensionar com precisão os danos ao meio ambiente provocados pelo vazamento de óleo na Bacia de Campos
O óleo começou a vazar de uma das plataformas da petroleira norte-americana Chrevron, no Campo de Frade, há duas semanas. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) estima que o equivalente a 2,3 mil barris de petróleo tenham vazado no oceano. Cada barril tem 159 litros.
“É impossível dimensionar os danos nesse momento. O que posso dizer é que não temos informações concretas de que tenha havido morte de algum animal da ictiofauna ou de alguma ave”, disse o presidente do Ibama, que está na Câmara dos Deputados para uma audiência pública sobre o vazamento.
Segundo Trennepohl, a possibilidade de a mancha de óleo chegar às praias é remota. “Estamos acompanhando e monitorando e a opinião técnica do Ibama é que é muita remota a possibilidade de atingir o litoral”.
Na segunda-feira (21), O Ibama multou a Chevron em R$ 50 milhões, valor máximo previsto na Lei de Crimes Ambientais. Hoje pela manhã, a Chrevron entregou ao Ibama documentos solicitados pelo instituto para verificar se a empresa está atuando em conformidade com a legislação ambiental.
TweetSaiba mais sobre vazamento:
21/05/2012
Briga antiga: Imprensa X JudiciárioSaiba mais sobre chevron:
22/03/2012
MPF denuncia Chevron, Transocean e 17 pessoas por vazamento de óleo no Campo de FradeSaiba mais sobre petróleo:
02/05/2012
Em meio à crise pela expropriação da YPF, bomba explode na sede da União Europeia em Buenos AiresSaiba mais sobre bacia de campos:
28/02/2012
Repsol YPF anuncia descoberta na Bacia de CamposLeia mais sobre Meio Ambiente:
18/05/2012
Friburgo sedia evento internacional sobre desastres ambientais em tempos de mudanças climáticas07/05/2012
Conhecendo os tubarões23/04/2012
Consumidores poderão instalar pequenos geradores de energia e trocar eletricidade com distribuidoras20/04/2012
Mobilização popular é uma das principais diferenças entre Rio 92 e Rio+20, diz diplomata17/04/2012
Baía de Guanabara estará livre de lixões até o fim do ano, diz secretário de Ambiente do Rio12/04/2012
Rio desperdiça 30% da água tratada, diz presidente da companhia de saneamento22/03/2012
MPF denuncia Chevron, Transocean e 17 pessoas por vazamento de óleo no Campo de Frade| Conheça outros canais do Portal Êxito Rio |