O Promotor de Justiça Marcelo Lessa, titular da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Campos dos Goytacazes, prendeu em flagrante o ortopedista Hugo Manhães Areas, no Hospital Santa Casa de Misericórdia, na última terça-feira (08). Hugo cobrava dos pacientes por consultas e procedimentos já pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O médico foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal da região e autuado pelo crime de concussão.
O ortopedista, que já vinha sendo investigado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro há cerca de um mês, foi preso após cobrar por uma consulta pós-operatória para retirar o gesso e pinos de uma paciente, operada por ele através do SUS. Segundo o auto de prisão em flagrante, Hugo aproveitava o fato de trabalhar no Hospital Ferreira Machado para encaminhar pacientes com problemas ortopédicos para a Santa Casa, onde coordenava o setor de ortopedia. Desta forma, o médico criava, por conveniência, entraves para atender algumas pessoas. Ainda de acordo com o documento, Hugo afastou outros ortopedistas da Santa Casa para garantir que fosse o único a realizar cirurgias.
"Isto fere o juramento de Hipócrates, fere a Lei Penal, fere o mínimo de bom senso. Sabemos que muitos médicos trabalham em mais de um hospital, mas quando se confundem, nas transferências de pacientes, remetente e destinatário, fica muito promíscuo. Um médico não pode receber pelo SUS e cobrar do paciente, muito menos impedir a transferência, determinada pela central de regulação, de pacientes que não pagam por fora. As relações entre hospitais têm que ser institucionais, não pessoais, muito menos criminosas", afirmou o Promotor de Justiça.
Outra denúncia
Após a prisão ter sido divulgada pela imprensa de Campos, a Promotoria de Justiça recebeu outras denúncias contra o médico. Um paciente relatou que também foi transferido para a Santa Casa por Hugo para ser operado. Ele foi coagido pelo médico a pagar a consulta pós-operatória sob ameaça de ter que esperar até janeiro, caso a desejasse pelo SUS.
TweetSaiba mais sobre campos:
15/05/2012
MPF vai investigar incineração de vítimas da ditadura militar em usina de Campos07/05/2012
Conhecendo os tubarões17/04/2012
Candidatos são flagrados ao tentar fraudar concurso da Prefeitura de Campos dos GoytacazesSaiba mais sobre sus:
24/05/2012
Nova Friburgo adere à campanha da ONU para redução de consequências de desastres24/05/2012
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho22/05/2012
Vacinação contra gripe acaba esta semana em todo o paísLeia mais sobre Cidades:
24/05/2012
Nova Friburgo adere à campanha da ONU para redução de consequências de desastres23/05/2012
Região serrana recebe programa de moradias rurais22/05/2012
Prefeitura anuncia vagas disponíveis no Balcão de Empregos em Nova Friburgo21/05/2012
Governo municipal disponibiliza tecnologia ao cidadão friburguense e Cevest abre novas turmas21/05/2012
Governo Municipal, Ongs e líderes comunitários apresentam os Planos de Emergência da Sociedade Civil (PESC)21/05/2012
Rodada de negócios do Compra Rio movimenta R$ 3 milhões em Friburgo15/05/2012
Divulgada a programação dos desfiles no aniversário de Nova Friburgo| Conheça outros canais do Portal Êxito Rio |