07/11/2011 - 16:47h

Cresce número de consumidores que pretendem usar décimo terceiro para pagar dívidas

Por: Agência Brasil
Brasil

De acordo com uma pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac), 60% dos consumidores pretendem usar o décimo terceiro salário para pagar dívidas, 5,26% a mais que o registrado no levantamento de 2010.

Segundo a pesquisa, 70% dos consumidores têm dívidas no cheque especial e no cartão de crédito, justamente as opções mais caras de financiamento. Os dados mostram que o cartão é responsável por 39% das dívidas dos consumidores (+2,63% sobre 2010); enquanto 37% das dívidas são do cheque especial (+5,71% sobre 2010).

Para a Anefac, o consumidor que optar pelo pagamento de dívidas neste fim de ano estará agindo corretamente, principalmente em relação às dívidas com encargos maiores, como o cartão de crédito (juros de 238,3% ao ano) e o cheque especial (158,3% ao ano). Quitadas as dívidas, a entidade aconselha que as pessoas reservem uma parte do dinheiro que porventura sobrar para as despesas do começo do ano, como pagamento de impostos (IPTU e IPVA, por exemplo) e compra de material escolar.

A pesquisa mostra também que houve redução de 10,53% no número de consumidores que pretendem utilizar o décimo terceiro para compra de presentes, e de 33,33% dos que querem usar o salário extra para a reforma da casa. O levantamento da Anefac mostra ainda que os produtos que mais vão atrair os recursos do décimo terceiro salário são eletroeletrônicos, com 74% dos entrevistados mostraram interesse na compra desse item, celulares (72%) e roupas (68%).





Leia notícias da sua cidade: África | Angra dos Reis | Areal | Arraial do Cabo | Barra de São João | Bom Jardim | Brasil | Búzios | Cabo Frio | Cachoeiras de Macacu | Campos | Cantagalo | Carmo | Casimiro de Abreu | Conceição de Macabu | Cordeiro | Duas Barras | Itaboraí | Itaipava | Itaocara | Itaperuna | Japuíba | Macaé | Macuco | Madalena | Minas Gerais | Monnerat | Mundo | Niterói | Nova Friburgo | Papucaia | Paraty | Petrópolis | Resende | Rio Bonito | Rio das Ostras | Rio de Janeiro | Santo Antônio de Pádua | São Fidélis | São Gonçalo | São João da Barra | São José do Vale do Rio Preto | São Paulo | São Sebastião do Alto | Saquarema | Sta Maria Madalena | Sumidouro | Teresópolis | Trajano de Moraes | Três Rios | Volta Redonda |


Conheça outros canais do Portal Êxito Rio


. Alessandro Lo-Bianco
. Carnaval na Serra
. Chico Vellozo
. Classificados
. Cultura & Música
. Educação
. Empregos
. Esportes
. Facebook
. Fotos
. Gastronomia
. Guia Empresarial
. Hotéis e Pousadas
. Imóveis
. Jogos On-line
. Mapa de Friburgo
. Música
. Newsletter
. Nova Friburgo
. Piadas e Cia
. Pontos Turísticos
. Promoções
. Saúde Animal
. Twitter
. Vídeos
. Anuncie no Portal
. Fale Conosco