O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, inauguram nesta terça-feira (08), às 11h, a Estação de Tratamento do Campo do Coelho, no terceiro distrito de Nova Friburgo. A estação, com vazão de 15 litros por segundo, vai tratar o esgoto de mais de 2 mil pessoas, reduzindo a poluição do rio Bengalas.
O investimento para a construção da estação foi de cerca de R$ 800 mil, provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, através da cobrança pelo uso da água. Esta é a primeira obra integralmente realizada com recursos da cobrança do uso da água, formalizado através de um convênio entre o Inea, companhia Águas de Nova Friburgo e Prefeitura de Nova Friburgo, com anuência do Comitê de Bacia do Paraíba do Sul e do Comitê de Bacia do Rio Dois Rios.
Através da parceria entre a empresa Águas de Nova Friburgo e o Inea, ficou estabelecido que a empresa local se responsabilizaria pela execução das unidades de tratamento preliminar, ou seja, gradeamento, caixa de areia e calha Parshall, assim como a execução dos interceptores, elevatória, terraplenagem, urbanização da área e a construção do laboratório. Ao Inea coube o fornecimento e instalação do módulo hidráulico da ETE, composto por peneira estática, tanque anóxico, três tanques com aeração por sistema de ar difuso para tratamento biológico com utilização de MBBR, decantador lamelar e digestor de lodo.
TweetSaiba mais sobre nova friburgo:
24/05/2012
Nova Friburgo adere à campanha da ONU para redução de consequências de desastresSaiba mais sobre inea:
19/03/2012
Inea abre 220 vagas para guarda-parquesSaiba mais sobre estação:
09/04/2012
Extrato da Declaração do Imposto de Renda 2012 está disponível na internetSaiba mais sobre tratamento:
21/05/2012
Geriatras alertam para os perigos de tratamentos antienvelhecimentoSaiba mais sobre esgoto:
09/12/2011
Governo doa terrenos para ampliação de universidade e construção de moradias do Minha Casa, Minha VidaLeia mais sobre Cidades:
24/05/2012
Nova Friburgo adere à campanha da ONU para redução de consequências de desastres23/05/2012
Região serrana recebe programa de moradias rurais22/05/2012
Prefeitura anuncia vagas disponíveis no Balcão de Empregos em Nova Friburgo21/05/2012
Governo municipal disponibiliza tecnologia ao cidadão friburguense e Cevest abre novas turmas21/05/2012
Governo Municipal, Ongs e líderes comunitários apresentam os Planos de Emergência da Sociedade Civil (PESC)21/05/2012
Rodada de negócios do Compra Rio movimenta R$ 3 milhões em Friburgo15/05/2012
Divulgada a programação dos desfiles no aniversário de Nova Friburgo| Conheça outros canais do Portal Êxito Rio |