Pouco mais de sete meses depois dos acidentes radioativos no Japão, um integrante do governo quis comprovar hoje (1º) que não há risco de contaminação na região que cerca a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país, onde houve as explosões e os vazamentos radioativos. O porta-voz parlamentar do gabinete do governo, Yasuhiro Sonoda, tomou água coletada na usina.
A Usina Nuclear de Fukushima Daiichi teve os reatores danificados pelo terremoto seguido de tsunami, em 11 de março deste ano. Sonoda tomou a água após ser desafiado pelos jornalistas que estavam no local e perguntavam sobre o risco de contaminação.
A água que Sonoda tomou foi retirada de poças localizadas embaixo dos prédios de dois reatores da usina danificada. Esta água passou por um processo de descontaminação e já está sendo usada para regar plantas, segundo autoridades.
Para demonstrar que não há ameaças na região de Fukushima, o governo autorizará que jornalistas visitem o local no dia 12 de novembro. Será a primeira vez que jornalistas visitam a área desde o dia 11 de março.
Desde o terremoto seguido por tsunami, as autoridades do Japão impuseram uma zona de exclusão de 20 quilômetros ao redor da usina. Cidades inteiras foram esvaziadas e a população ainda não retornou a esses locais. Paralelamente, o governo anuncia que será criada uma agência de reconstrução para intensificar a reconstrução das áreas atingidas pelo terremoto e o tsunami.
A sede da agência será em Tóquio, mas com filiais em Iwate, Miyagi e Fukushima. Pelo projeto, a agência vai funcionar por dez anos, até março de 2021, quando o trabalho será submetido a uma reavaliação.
TweetSaiba mais sobre mundo:
22/05/2012
Mundial de Surfe de Saquarema começa nesta terça-feira21/05/2012
Governo municipal disponibiliza tecnologia ao cidadão friburguense e Cevest abre novas turmasSaiba mais sobre japão:
21/09/2011
Tufão no Japão segue para Fukushima20/09/2011
Cerca de 400 mil pessoas são orientadas a deixar suas casas no JapãoSaiba mais sobre água:
18/05/2012
Friburgo sedia evento internacional sobre desastres ambientais em tempos de mudanças climáticas11/05/2012
Secretaria de Saúde confirma surto de hepatite A em MangaratibaLeia mais sobre Mundo:
11/05/2012
Eleitores da Carolina do Norte vetam casamento entre pessoas do mesmo sexo09/05/2012
Na tentativa de conter efeitos da crise econômica, Portugal suspende feriados07/05/2012
Putin toma posse e dá sequência aos 12 anos de sua 'era' na Rússia07/05/2012
Para analistas, novo líder pode aproximar França do Brasil04/05/2012
Fujimori é acusado de ter ordenado a esterilização de mais de 2 mil mulheres no Peru02/05/2012
Em meio à crise pela expropriação da YPF, bomba explode na sede da União Europeia em Buenos Aires02/05/2012
Holanda faz campanha contra consumo de maconha por turistas| Conheça outros canais do Portal Êxito Rio |