O ministro das Cidades, Mário Negromonte defendeu nesta quinta-feira (20) a aplicação de penas mais severas para os motoristas que provocarem mortes em acidentes de trânsito, especialmente quando embriagados. Ele defende que, quanto maior for a irregularidade, maior deverá ser a pena. E lembra que estão em tramitação no Congresso Nacional mais de 100 projetos que pretendem tornar as leis de trânsito mais duras.
O ministro conta que, quando chegou a Brasília para assumir o mandato de deputado federal, se reeducou, pois o Distrito Federal "avançou muito na questão da cidadania, com o respeito à faixa de pedestres. Mesmo nos lugares em que não há sinalização, os motoristas aqui param para que o pedestre passe", reconheceu.
Negromonte disse que os índices de acidentes de trânsito no país são muito preocupantes, pois a cada dois dias morre o equivalente ao número de passageiros de um avião Boeing, ou seja, 100 casos de morte no trânsito por dia, o que ele considera "um absurdo". "Se caísse um Boeing a cada dois dias, todo mundo ficaria chocado. No entanto, é preocupante que isso se torne rotina no trânsito". Ele diz que o Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) trabalham para mudar essas estatísticas. No feriado de Corpus Christ deste ano, por exemplo, houve redução de 35% nos acidentes em relação a 2010.
O ministro citou o exemplo do Japão, onde se pratica uma lei "compatível com a gravidade" dos casos em que um motorista mata alguém no trânsito por irresponsabilidade. Em vez de ser preso, o infrator é obrigado a trabalhar para sustentar a família do morto, explicou Negromonte. Ele acha que a legislação no Brasil ainda é muito branda e cita uma reportagem divulgada pela TV mostrando o caso de um motorista sem carteira que provocou a morte de uma pessoa no trânsito e, antes mesmo de ser condenado, cometeu outro crime desse tipo, dirigindo embriagado.
TweetSaiba mais sobre acidentes:
15/05/2012
Saúde amplia distribuição de suplementos para crianças05/04/2012
Câmara vota projeto sobre provas da Lei Seca na próxima quarta-feira20/03/2012
Operação Lei Seca completa três anos e será ampliadaSaiba mais sobre brasil:
23/05/2012
Índice de abandono escolar é três vezes maior no 6º ano do ensino fundamental22/05/2012
Mundial de Surfe de Saquarema começa nesta terça-feira21/05/2012
Acesso à internet banda larga quase dobrou desde o início de 2011, diz presidentaLeia mais sobre País:
24/05/2012
Custo de trabalhador que fica pouco tempo no emprego é três vezes maior que salário23/05/2012
CPI espera que Xuxa contribua com sugestões de combate ao abuso sexual contra crianças21/05/2012
Acesso à internet banda larga quase dobrou desde o início de 2011, diz presidenta18/05/2012
Dilma veta venda de medicamentos em supermercados18/05/2012
Investigar destino de desaparecidos políticos deve ser prioridade da Comissão da Verdade, defendem intelectuais18/05/2012
Turistas gays poderão casar em Buenos Aires, mas Brasil não reconhecerá uniões15/05/2012
Ministério da Justiça também inaugura Serviço de Informações ao Cidadão| Conheça outros canais do Portal Êxito Rio |