A presidenta Dilma Rousseff autorizou a liberação de R$ 1,95 bilhão para os estados, o Distrito Federal e os municípios. O objetivo é estimular e incentivar as exportações no país. A decisão está contida na Medida Provisória (MP) 546, publicada no Diário Oficial da União de hoje (30), Seção 1 página 6.
Os recursos serão repassados pelo Tesouro Nacional e o Ministério da Fazenda em três parcelas de R$ 650 milhões até o último dia útil dos meses de outubro, novembro e dezembro. Do total, os estados ficarão com 75% e os 25% restantes serão repassados aos municípios.
O texto estabelece ainda que o Ministério da Fazenda poderá definir regras de prestação de informação pelos estados e pelo Distrito Federal sobre a manutenção e o aproveitamento de crédito pelos exportadores.
Pelo decreto, a divisão do dinheiro para os municípios seguirá os critérios de participação na distribuição da parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com os respectivos estados ao longo deste ano. Os recursos serão entregues uma vez por mês até dezembro, por meio de crédito em moeda corrente depositado em conta bancária.
A decisão da presidenta ocorre no momento em que ela destaca sua preocupação com os impactos da crise econômica internacional no Brasil. Segundo Dilma, não há país imune aos efeitos da crise, mas o governo brasileiro se empenha para evitar prejuízos.
Um dos esforços, de acordo com a presidenta, é o estímulo à indústria nacional, a com geração de emprego e renda. Para ela, os estrangeiros que quiserem investir no Brasil terão apoio desde que garantam a abertura de novas vagas de trabalho e geração de renda no país.
TweetSaiba mais sobre verba:
11/05/2012
Ministério do Trabalho flagra trabalho escravo em obra do Programa Minha Casa, Minha VidaSaiba mais sobre exportação:
14/03/2012
Cigarros aromatizados e com sabor estão proibidos no Brasil, decide AnvisaSaiba mais sobre dilma:
21/05/2012
Acesso à internet banda larga quase dobrou desde o início de 2011, diz presidentaSaiba mais sobre brasil:
23/05/2012
Índice de abandono escolar é três vezes maior no 6º ano do ensino fundamentalLeia mais sobre País:
24/05/2012
Custo de trabalhador que fica pouco tempo no emprego é três vezes maior que salário23/05/2012
CPI espera que Xuxa contribua com sugestões de combate ao abuso sexual contra crianças21/05/2012
Acesso à internet banda larga quase dobrou desde o início de 2011, diz presidenta18/05/2012
Dilma veta venda de medicamentos em supermercados18/05/2012
Investigar destino de desaparecidos políticos deve ser prioridade da Comissão da Verdade, defendem intelectuais18/05/2012
Turistas gays poderão casar em Buenos Aires, mas Brasil não reconhecerá uniões15/05/2012
Ministério da Justiça também inaugura Serviço de Informações ao Cidadão| Conheça outros canais do Portal Êxito Rio |