27/09/2011 - 17:32h

Nova Friburgo reduz índices de criminalidade

Nova Friburgo

No dia 22 de agosto, aconteceu em Nova Friburgo, na sede do Batalhão da Polícia Militar, mais uma reunião do Gabinete de Segurança Pública (GGI/M). Desta vez, estiveram presentes os representantes dos conselhos comunitários, OAB, Defesa Civil, Secretaria de Ordem Urbana, Guarda Municipal e polícias Civil e Militar.

A reunião foi aberta pelo Cel. Hudson de Aguiar Miranda, secretário municipal de Ordem Urbana, que, representando o prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos bem como a hospitalidade do Tenente Coronel Marcelo Freimann que gentilmente cedeu as instalações para a realização de evento.

Sucesso em segurança pública

O Ten. Cel. Freimann foi convidado pelo secretário executivo do GGI a explanar aos presentes, detalhes da redução dos índices de criminalidade alcançada pelas polícias em Nova Friburgo – o que resultou na premiação em dois mil reais para todos os policiais da unidade e também policiais civis. Freimann explicou que os índices de redução propostos como metas pela Secretaria de Segurança do Estado tratam, sobretudo, dos crimes violentos (como homicídio, latrocínio e autos de resistência) e, que na maioria dos casos, a redução proposta foi atingida, e em alguns outros até mesmo superados.

O desempenho dos policiais militares foi elogiado por seu comandante e por todos os presentes, que reconheceram os esforços para o alcance das metas, e também a melhoria da segurança da população friburguense e dos turistas.

O Delegado Titular da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, Dr. Celso Couto falou sobre os avanços da Instituição em Nova Friburgo, com a tão esperada inauguração das Delegacias Legal e de Atendimento à Mulher (DEAM).

O Dr. Couto atualizou os integrantes do gabinete quanto aos esforços que tem empreendido em toda a região, visando à melhoria dos serviços prestados à população. Mencionou o aperfeiçoamento proposto para os serviços de perícia e liberação de corpos em que a meta estabelecida por ele é de atendimento no local do crime em até uma hora, e a liberação do corpo será feita logo depois de realizados os procedimentos médico-legais necessários. Quanto ao atendimento no Instituto Médico Legal, estabeleceu a liberação de corpos até 10 horas da manhã, diariamente, argumentando que os parentes merecem toda a consideração e colaboração da Polícia Civil num momento tão delicado e difícil.

Celso Couto informou ainda da movimentação para Cordeiro de um dos Delegados da 151ª DP (Dr. Robson Pizzo Braga) por motivo de aposentadoria do titular da unidade da cidade vizinha. Afirmando que está trabalhando junto à chefia de polícia para preencher a vaga deixada, bem como ampliar o quadro de legistas da regional que hoje são de apenas três.

O secretário executivo do Gabinete, André Luis S. Santos, elogiou os esforços de ambos, afirmando mais uma vez que Nova Friburgo vive um momento privilegiado em termos de segurança pública, não só pelos investimentos feitos pela Secretaria Estadual de Segurança, mas por ter hoje “as pessoas certas nos lugares certos e interagindo entre si em benefício da segurança do município e da região”.

Casa de Custódia

Com o anúncio feito pelo Governador Sérgio Cabral, sobre o adiantado estágio do projeto da casa de custódia no município do Carmo, veio à discussão da necessidade de retomada do projeto da Casa de Custódia em Nova Friburgo.

Em se confirmando a hipótese de que a Casa de Custódia a ser construída no Carmo, ser a unidade que atenderá a região centro-norte fluminense (incluído Nova Friburgo) tanto o comandante da PM quanto o Delegado Regional, manifestaram preocupações no que tange ao transporte dos presos até aquela unidade, que resultaria num dispêndio de viaturas e policiais fundamentais ao policiamento ostensivo tanto de Nova Friburgo (que representa cerca de 70% dos presos na região) quanto das demais cidades da região atendidas pelo 11º BPM.

O representante da OAB manifestou que a Ordem foi precursora no pedido de uma Casa de Custódia em Nova Friburgo e vê também com preocupação a possibilidade do projeto ser novamente engavetado.

O Delegado Regional registrou que as tratativas feitas recentemente com o prefeito Dermeval Barboza Moreira foram bem sucedidas e que percebe por parte do governo municipal a receptividade do projeto e o entendimento de que não se trata mais apenas de uma questão secundária, mas um assunto prioritário no caminho do desenvolvimento pleno de uma política de segurança pública de longo prazo que passa também pela questão carcerária.

Ficou ajustado que os membros do gabinete buscarão informações sobre a eventual interrupção do projeto da casa de custódia de Nova Friburgo para discutir a questão em bases mais sólidas na próxima reunião do GGI/M.





Saiba mais sobre criminalidade:

08/05/2012

Fim de linha

Saiba mais sobre nova friburgo:

22/05/2012

Prefeitura anuncia vagas disponíveis no Balcão de Empregos em Nova Friburgo

Saiba mais sobre casa de custódia:

24/11/2011

MPRJ obtém na Justiça decisão que impede superlotação em casa de custódia de Campos

Saiba mais sobre segurança pública:

08/05/2012

Fim de linha
Leia notícias da sua cidade: África | Angra dos Reis | Areal | Arraial do Cabo | Barra de São João | Bom Jardim | Brasil | Búzios | Cabo Frio | Cachoeiras de Macacu | Campos | Cantagalo | Carmo | Casimiro de Abreu | Conceição de Macabu | Cordeiro | Duas Barras | Itaboraí | Itaipava | Itaocara | Itaperuna | Japuíba | Macaé | Macuco | Madalena | Minas Gerais | Monnerat | Mundo | Niterói | Nova Friburgo | Papucaia | Paraty | Petrópolis | Resende | Rio Bonito | Rio das Ostras | Rio de Janeiro | Santo Antônio de Pádua | São Fidélis | São Gonçalo | São João da Barra | São José do Vale do Rio Preto | São Paulo | São Sebastião do Alto | Saquarema | Sta Maria Madalena | Sumidouro | Teresópolis | Trajano de Moraes | Três Rios | Volta Redonda |


Conheça outros canais do Portal Êxito Rio


. Alessandro Lo-Bianco
. Carnaval na Serra
. Chico Vellozo
. Classificados
. Cultura & Música
. Educação
. Empregos
. Esportes
. Facebook
. Fotos
. Gastronomia
. Guia Empresarial
. Hotéis e Pousadas
. Imóveis
. Jogos On-line
. Mapa de Friburgo
. Música
. Newsletter
. Nova Friburgo
. Piadas e Cia
. Pontos Turísticos
. Promoções
. Saúde Animal
. Twitter
. Vídeos
. Anuncie no Portal
. Fale Conosco