Apesar das políticas afirmativas direcionadas para a população negra, esse público ainda é minoria nas universidades federais. Estudo que será lançado hoje (3) pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sobre o perfil dos estudantes de graduação mostra que 8,72% deles são negros e 32%, pardos. Os brancos são 53,9% e os indígenas menos de 1%.
O estudo aponta um crescimento da participação dos negros em relação à pesquisa anterior produzida pela Andifes em 2003, quando menos de 6% dos alunos se declaravam negros e 28,3%, pardos.
Para o presidente da associação, João Luiz Martins, a evolução do número de negros é “tímida”. Ele defende a necessidade de políticas afirmativas mais agressivas para garantir a inclusão. “A universidade tem uma dívida enorme em relação a isso. Há necessidade de ampliar essas ações [de inclusão] porque o atendimento ainda é muito baixo”, avalia.
A entidade é contra uma legislação ou regra nacional que determine uma política comum para todas as instituições, como o projeto de lei que tramita no Senado e determina reserva de 50% das vagas para egressos de escolas públicas. “Cada um de nós tem uma política afirmativa mais adequada à nossa realidade. No Norte, por exemplo, a universidade precisa de uma política que tenha atenção aos indígenas. No Sul, o perfil já é outro e na Bahia, outro”, explica Martins.
O estudo mostra que os alunos egressos de escolas públicas são 44,8% dos estudantes das universidades federais. Mais de 40% cursaram todo o ensino médio em escola privada. O reitor da Universidade Federal do Pará (Ufpa), Carlos Maneschy, explica que na instituição metade das vagas do vestibular é reservada para egressos da rede pública. Desse total, 40% são para estudantes negros. Ele acredita que nos próximos anos a universidade terá 20% de alunos da raça negra. “Antes, nem 5% eram de escola pública”, diz.
TweetSaiba mais sobre estudantes:
21/05/2012
Acesso à internet banda larga quase dobrou desde o início de 2011, diz presidenta08/05/2012
Iniciadas as gravações da próxima temporada de 100 LimitesSaiba mais sobre negros:
09/05/2012
Fundação Ceperj abre inscrições para concurso da Cedae27/04/2012
STF aprova cotas raciais por unanimidadeSaiba mais sobre faculdade:
09/05/2012
TRE do Rio amplia horário para eleitor regularizar título24/04/2012
Em parceria com o Canadá, programa de educação e qualificação beneficiará 100 mil mulheres até 2014Leia mais sobre País:
24/05/2012
Custo de trabalhador que fica pouco tempo no emprego é três vezes maior que salário23/05/2012
CPI espera que Xuxa contribua com sugestões de combate ao abuso sexual contra crianças21/05/2012
Acesso à internet banda larga quase dobrou desde o início de 2011, diz presidenta18/05/2012
Dilma veta venda de medicamentos em supermercados18/05/2012
Investigar destino de desaparecidos políticos deve ser prioridade da Comissão da Verdade, defendem intelectuais18/05/2012
Turistas gays poderão casar em Buenos Aires, mas Brasil não reconhecerá uniões15/05/2012
Ministério da Justiça também inaugura Serviço de Informações ao Cidadão| Conheça outros canais do Portal Êxito Rio |