10/08/2010 - 15:11h

A escolha de um cão

Por: Flávia Herdy e Sharon Vitorio
Nova Friburgo

Decidir viver com um cão em sua casa não é uma decisão a ser tomada de forma trivial. Um cão vive em média de 10 a 15 anos. Não á apenas uma questão de escolher o cão certo, mas também de aprender como viver com ele.

A entrada de um cão na sua casa vai certamente alterar o ritmo e o tipo de vida das pessoas que nela habitam. As patas sujas pela casa, os vasos partidos, a baba no chão e o pêlo por todo o lado serão algumas das novidades que terá que enfrentar.

Existem alguns aspectos objetivos que devem ser analisados antes da aquisição de um cãozinho. São eles:

RAÇA: a atração que você sente por uma determinada raça é instintiva. De qualquer maneira, antes de ter um cão você deve pensar no peso e no tamanho que ele alcançará quando adulto. Além disso, ele deve se enquadrar no seu estilo de vida (tempo, espaço físico, orçamento familiar...). Cada raça possui suas características comportamentais. Se você tem uma família com criança, deve optar por raças como Poodle, Labrador ou Pirineus da Montanha. Se você pratica esportes ao ar livre, se dará bem com Pastor Alemão, Fox Terrier, Dachshund, Border Collie, Boxer ou Husky Siberiano. Se você adora a vida em interiores o Shar Pei, Golden Retriever, Pug ou Yorkshire são os mais indicados.

SEXO: as fêmeas são normalmente mais calmas e quietas, porém ficam no cio duas vezes ao ano. Os machos podem ser mais agressivos e propensos a fugir.

IDADE: a idade ideal para se adquirir um filhote é entre 8 e 10 semanas. É importante que eles tenham tido tempo suficiente para ficar com suas mães e que tenham sido corretamente desmamados.

ONDE ADQUIRIR: se você quiser um cão de raça pura, você deve procurar canis de confiança, que criem tal raça há algum tempo, ou consultar um médico veterinário que possa te indicar criadores que tenham filhotes disponíveis.  Mas se você não se importa com a raça do animal, existem diversos abrigos, lotados de cães abandonados que aguardam um lar.

 - Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar
(Foto: divulgação)





Leia notícias da sua cidade: África | Angra dos Reis | Areal | Arraial do Cabo | Barra de São João | Bom Jardim | Brasil | Búzios | Cabo Frio | Cachoeiras de Macacu | Campos | Cantagalo | Carmo | Casimiro de Abreu | Conceição de Macabu | Cordeiro | Duas Barras | Itaboraí | Itaipava | Itaocara | Itaperuna | Japuíba | Macaé | Macuco | Madalena | Minas Gerais | Monnerat | Mundo | Niterói | Nova Friburgo | Papucaia | Paraty | Petrópolis | Resende | Rio Bonito | Rio das Ostras | Rio de Janeiro | Santo Antônio de Pádua | São Fidélis | São Gonçalo | São João da Barra | São José do Vale do Rio Preto | São Paulo | São Sebastião do Alto | Saquarema | Sta Maria Madalena | Sumidouro | Teresópolis | Trajano de Moraes | Três Rios | Volta Redonda |


Conheça outros canais do Portal Êxito Rio


. Alessandro Lo-Bianco
. Carnaval na Serra
. Chico Vellozo
. Classificados
. Cultura & Música
. Educação
. Empregos
. Esportes
. Facebook
. Fotos
. Gastronomia
. Guia Empresarial
. Hotéis e Pousadas
. Imóveis
. Jogos On-line
. Mapa de Friburgo
. Música
. Newsletter
. Nova Friburgo
. Piadas e Cia
. Pontos Turísticos
. Promoções
. Saúde Animal
. Twitter
. Vídeos
. Anuncie no Portal
. Fale Conosco