30/09/2009 - 14:43h

Sistema metroviário de Bordeaux entusiasma Heródoto

Nova Friburgo

A viagem do prefeito Heródoto Bento de Mello à França, o fez reconsiderar alguns aspectos técnicos relativos ao futuro do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A princípio, o sistema metroviário teria um trecho suspenso, o que foi descartado. Segundo o prefeito, o trem de Bordeaux - gerido pela empresa Alstom - percorre, sem problemas, grande parte da cidade francesa, junto ao trânsito e pedestres.

 - Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar
(Foto: divulgação)

O prefeito viajou em companhia do arquiteto e superintendente da Empresa Municipal de Habitação e Saneamento (EMHA), Luis Claudio Ferreira, e do engenheiro e secretário de Projetos Especiais, Antônio Carlos Berbert.

O VLT, que terá uma linha fixa de Conselheiro Paulino até Olaria, a ser estendida futuramente para os bairros do Cônego, de um lado, e Ponte da Saudade, de outro, poderá ser ampliado para outras regiões do município em projetos de longo prazo.

O veículo conta com um sistema elétrico, de operacionalidade simples e não poluente, totalmente automatizado, ou seja, não faz uso de condutores humanos, mas de computadores. O trem segue ao nível do meio-fio para facilitar a entrada de passageiros nas estações de embarque e desembarque.

Transporte sustentável

A utilização de energia limpa e a capacidade de transporte conferem ao VLT a condição de transporte sustentável. O veículo opera silenciosamente, emitindo 20% menos ruído que o volume correspondente aos automóveis. O consumo de energia também é reduzido em razão da eficiência dos sistemas de tração.

 - Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar
(Foto: divulgação)

Em relação às críticas feitas aos custos de construção do VLT, o prefeito responde:

- Minha gente, este empreendimento será todo ele feito através de concessão pública e o serviço explorado por uma companhia privada. A prefeitura dará as diretrizes do funcionamento do VLT e controlará, junto com esta companhia, o preço da passagem, mas não onerará os cofres públicos com os investimentos exigidos. E já lhes digo: há muita gente interessada no nosso trem.





Leia notícias da sua cidade: África | Angra dos Reis | Areal | Arraial do Cabo | Barra de São João | Bom Jardim | Brasil | Búzios | Cabo Frio | Cachoeiras de Macacu | Campos | Cantagalo | Carmo | Casimiro de Abreu | Conceição de Macabu | Cordeiro | Duas Barras | Itaboraí | Itaipava | Itaocara | Itaperuna | Japuíba | Macaé | Macuco | Madalena | Minas Gerais | Monnerat | Mundo | Niterói | Nova Friburgo | Papucaia | Paraty | Petrópolis | Resende | Rio Bonito | Rio das Ostras | Rio de Janeiro | Santo Antônio de Pádua | São Fidélis | São Gonçalo | São João da Barra | São José do Vale do Rio Preto | São Paulo | São Sebastião do Alto | Saquarema | Sta Maria Madalena | Sumidouro | Teresópolis | Trajano de Moraes | Três Rios | Volta Redonda |


Conheça outros canais do Portal Êxito Rio


. Alessandro Lo-Bianco
. Carnaval na Serra
. Chico Vellozo
. Classificados
. Cultura & Música
. Educação
. Empregos
. Esportes
. Facebook
. Fotos
. Gastronomia
. Guia Empresarial
. Hotéis e Pousadas
. Imóveis
. Jogos On-line
. Mapa de Friburgo
. Música
. Newsletter
. Nova Friburgo
. Piadas e Cia
. Pontos Turísticos
. Promoções
. Saúde Animal
. Twitter
. Vídeos
. Anuncie no Portal
. Fale Conosco