Incerteza marca a cerimônia de abertura do 8° Festival Internacional de Inverno

Por: Luísa Toledo
Nova Friburgo

A cerimônia de abertura do 8º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo que ocorreu ontem, 30, no Teatro Municipal e que deveria divulgar, tanto para a imprensa, quanto para a população a programação completa do festival, foi marcada por embromação e discursos políticos de praxe.

Além disso, a abertura de um evento tão importante para a cidade e região e que por isso, deveria contar com apresentações originais e de primeira qualidade, levou, em sua maioria, artistas sem brilho e já conhecidos exaustivamente pelo povo friburguense e que por esses motivos, não causaram qualquer impacto ou emoção autêntica.

Durante a cerimônia, foram apresentados dois vídeos: um sobre Nova Friburgo - como se ninguém já não conhecesse os discursos manjados de promoção de uma cidade que até agora não apresenta qualquer mudança significativa; e um vídeo que mostrou parte da reconhecida Ópera Carmina Burana.

Autoridades como o Prefeito Heródoto Bento de Mello e o secretário de cultura Roosevelt Concy, entre outras figuras conhecidas do atual governo, discursaram para a platéia, sem, no entanto, esclarecerem no que consistirá o 8º Festival de Inverno.

A tal programação que já deveria estar sendo divulgada, ainda não foi confirmada. Em tom de apelo, Roosevelt Concy convocou a ajuda e participação financeira de outras empresas, a exemplo da Energisa, que é a principal patrocinadora do festival.

Apenas o tributo à cultura francesa durante o 8º Festival foi confirmado, além da vinda da Orquestra Sinfônica e o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (que apresentará a obra Carmina Burana, do compositor, maestro e professor alemão, Carl Orff)  e da cantora Vanessa da Mata.

Durante a cerimônia, também ficou clara a realização de parte do festival no Country Club de Nova Friburgo. Segundo o secretário de cultura Roosevelt Concy, os ingressos para os espetáculos serão todos distribuídos gratuitamente.  





Leia os comentários
André Philipe   |   01/07/2009 - 11:09

Achei sensacional o grupo vocal que se apresentou por último. Parabéns!
Elson Junior   |   01/07/2009 - 17:43

Desde o inicio eu parecia já estar prevendo, que a falta de organização esta em tudo aqui em Friburgo, Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo " A Suiça Brasileira" está sendo feito entre as coxas,,, Ficamos nós pousadeiros a mercê de comemorações e festas planejadas a 10 dias do inicio, fazendo de vitrine o que de fato não acontece em seu recheio.
Este ano passamos vergonha ao sermos perguntados sobre a programação, hospedes querendo fazer a reserva para o festival de inverno mas querem escolher a melhor data... o que eu digo a eles....
Venham entre 16 e 26 de julho teremos um inesquecivel e aguardadissimo show de vanessa da matta...


????
Clara   |   01/07/2009 - 18:55

Grande novidade! rs Tudo na cidade ultimamente está assim: uma grande desorganização!
São festas sem organização, transito invertido, escolas sem professores, funcionário sendo mandado embora... ou seja, uma VERGONHA! Aqui só é a Suíça se for comparada aos buracos dos queijos daquele país!
ADRIANA   |   02/07/2009 - 14:24

SEM COLMETARIOS DEPOIS DO CANCELAMENTO DA FESTA DA CERVEJA  NOVA FRIBURGO NUNCA MAIS SERA A MESMA. NAO TEREMOS MAIS SHOWS NEM NADA. GRAÇAs AO PREFEITO DE MUITOS
  
leilah braune   |   06/07/2009 - 08:04

Infelizmente é assim que anda a Cultura na nossa terra, mal das pernas. Também pudera, com essa turma que está aí, os reis do blá blá bla,não poderíamos esperar algo diferente.
Concordo com a frase de  Eça de Queiroz, "Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pelo mesmo motivo".
Camilla   |   07/07/2009 - 23:18

Realmente, o Festival de Inverno de Nova Friburgo ainda não apresentou uma programação concreta, mas pelo menos ocorrerá e não ficará a mercê apenas de outras organizações como SESC e seus patrocinadores e sim, a cargo da Prefeitura municipal de Nova Friburgo que durante 8 anos pouco se envolvia, muito menos desenvolvia qualquer tipo de arte de qualidade na cidade. Quanto a festa da cerveja não a vejo como tradição, pois há alguns anos passou de ser uma forma de contar nossa história a uma forma de arrecadar dinheiro e promover shows que pouco condizem com a nossa cidade. E ainda, quanto aos artistas, eles não tem qualquer tipo de culpa nem podem obter qualquer ônus porque uma parte da população não sabe, não quer, ou apenas nunca aprendeu a valorizar suas raizes, uma vez que como já disse anteriormente muito mais vale um show apoteótico que simplesmente nossa cultura e nossa história.
Isabel Baur   |   09/07/2009 - 11:14

É um absurdo o festival ser realizado "nas coxas", pois um evento de tal importância para a cidade deveria ser muito bem planejado, com antecedência, e divulgado corretamente.
Bruno Graziano   |   09/07/2009 - 13:42

É frustrante sair de casa para ir a "abertura de um festival", e ver aquilo tudo acontecer. Salvo Victor Ludolf, a maioria não muda, nem vai mudar nunca, pois é disso que o povo gosta. A prefeitura de Friburgo está querendo realizar o festival de inverno, porque problemas particulares dos envolvidos na organização estavam impedindo o Sesc de realizá-lo. Não por querer realizar um bom festival, e sim para tapar um buraco que seria deixado. E ainda estão falando em cobrar! Claro! O que nesta cidade se faz sem pagar? Nada! Espero que o Sesc consiga realizar o festival de inverno este ano em Friburgo!!
Lara Monteverde   |   12/07/2009 - 19:24

Muito melhor se o festival ficasse à mercê do sesc, basta comparar a programação do festival de inverno deste ano de Friburgo com a do festival de inverno produzido pelo sesc e que será realizado normalmente em Teresópolis e Petrópolis. O dinheiro que será gasto para fazer o festival poderia ser utilizado para coisas muito mais importantes. Valorizar a cultura local coisa nenhuma, o governo quer gastar menos e, por isso é mais fácil contratar artistas medianos, locais. Se for para ter um evento mais ou menos, melhor que não tivesse nada.

Saiba mais sobre 8º festival internacional de inverno:

27/07/2009

Jorge Aragão se apresenta durante o 8º Festival Internacional de Inverno

Saiba mais sobre nova friburgo:

02/02/2012

1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social será realizada em Nova Friburgo

Saiba mais sobre cerimônia de abertura:

14/10/2011

16ª edição dos Jogos Pan-Americanos começa hoje

Saiba mais sobre teatro municipal:

16/11/2011

Circuito Cultural SESI traz show de Toni Platão no Teatro Municipal de Nova Friburgo
Leia notícias da sua cidade: África | Angra dos Reis | Areal | Arraial do Cabo | Barra de São João | Bom Jardim | Brasil | Búzios | Cabo Frio | Cachoeiras de Macacu | Campos | Cantagalo | Carmo | Casimiro de Abreu | Conceição de Macabu | Cordeiro | Duas Barras | Itaboraí | Itaipava | Itaocara | Itaperuna | Japuíba | Macaé | Macuco | Minas Gerais | Monnerat | Mundo | Niterói | Nova Friburgo | Papucaia | Paraty | Petrópolis | Resende | Rio Bonito | Rio das Ostras | Rio de Janeiro | Santo Antônio de Pádua | São Fidélis | São Gonçalo | São João da Barra | São José do Vale do Rio Preto | São Paulo | São Sebastião do Alto | Sta Maria Madalena | Sumidouro | Teresópolis | Trajano de Moraes | Três Rios | Volta Redonda |


Conheça outros canais do Portal Êxito Rio


. Alessandro Lo-Bianco
. Carnaval na Serra
. Chico Vellozo
. Classificados
. Cultura & Música
. Educação
. Empregos
. Esportes
. Facebook
. Fotos
. Gastronomia
. Guia Empresarial
. Horóscopo
. Hotéis e Pousadas
. Imóveis
. Jogos On-line
. Mapa de Friburgo
. Música
. Newsletter
. Nova Friburgo
. Nova Imprensa
. Piadas e Cia
. Pontos Turísticos
. Promoções
. Saúde Animal
. Twitter
. Vídeos
. Anuncie no Portal
. Fale Conosco