06/02/2007 - 0:00h

Riscos do excesso de proteína na alimentação

Por: Dr. Bruno Valverde

As proteínas são essenciais para nossa sobrevivência, tendo como principal função a formação de tecidos muscular e visceral. Elas participam na estruturação de enzimas, hormônios, fluidos, secreções corpóreas e anticorpos, além de atuar no transporte de triglicerídeos, colesterol, vitaminas lipossolúveis e sais minerais.

Em contrapartida, seu consumo excessivo está relacionado com o desenvolvimento de problemas renais e hepáticos e, assim, favorecem o aparecimento de câncer de cólon, azia, gases, difícil digestão, desidratação, inflamação das articulações, perdas de cálcio e fadiga. Os problemas ocorrem devido ao excesso dos subprodutos responsáveis pela metabolização da proteína, tais como ácido úrico, uréia e corpos cetônicos.

É importante sabermos que o excesso de proteína não é armazenado pelo organismo e sua eliminação sobrecarrega o trabalho hepático e renal. Atualmente, a recomendação segura para pessoas saudáveis é de uma ingestão diária de 0,83 g a 1,6 g de proteína para cada kg de massa corporal. Mas deve-se levar em consideração a idade, o sexo e o nível de atividade física da pessoa, bem como a ingestão de carboidratos e gorduras.

De maneira simplificada: uma pessoa pesando 70 kg, praticante de musculação, que treina de forma intensa e foi orientada a ingerir 1,6 g de proteína por Kg de peso, deverá ingerir 112 g de proteína por dia. Isso equivale a soma de 2 peitos de frango, 2 colheres de mesa de "carne" de soja e 2 conchas de lentilha por dia. Em termos protéicos, isso é o suficiente para que essa pessoa ganhe massa muscular.

Uma dieta bem balanceada deve conter uma variedade de alimentos que proporcionem também uma ingestão adequada de micronutrientes (vitaminas e minerais). Essa é a melhor maneira de conquistar seu objetivo, seja ele: estético, esportivo ou terapêutico. Evite dietas milagrosas com sobrecarga de proteínas e não extrapole no uso de suplementos protéicos. Respeite seu corpo, evite "receitas" ou "dicas" de pessoas não capacitadas. Existem profissionais especializados (nutricionistas e médicos nutrólogos), que a partir de uma avaliação individualizada identificarão deficiências e/ou excessos alimentares, sanando os mesmos com orientações confiáveis.

A equipe da EQUILIBRIUS tem o prazer de ser uma ferramenta nessa assessoria nutricional, além oferecer outros recursos para o seu bem estar físico e mental através de meios como: Pilates, Shiatsu, Auriculoterapia, Fisioterapia, Massoterapia e Drenagem Linfática.







Conheça outros canais do Portal Êxito Rio


. Alessandro Lo-Bianco
. Chico Vellozo
. Classificados
. Cultura & Música
. Educação
. Empregos
. Esportes
. Facebook
. Fotos
. Gastronomia
. George Dos Santos Pacheco
. Guia Empresarial
. Hotéis e Pousadas
. Imóveis
. Jogos On-line
. Mapa de Friburgo
. Miguel Toscano
. Música
. Newsletter
. Nova Friburgo
. Panopticon
. Piadas e Cia
. Pontos Turísticos
. Promoções
. Saúde Animal
. Twitter
. Vídeos
. Anuncie no Portal
. Fale Conosco