agenda fotos vídeos notícias revista turismo cinema empresas anuncie


viagem2_728x90.gif

21/07/2007 -

Novas informações do maior acidente aéreo do país

por: Redação

Nesta sexta-feira, a TAM Linhas Aéreas informou que o funcionário Marcos Stepanski, considerado desaparecido pela empresa, estava no vôo 3054 que fazia a rota Porto Alegre-São Paulo e se acidentou na última terça-feira em Congonhas. Com isso, sobe para 187 o número de passageiros que morreram no pior acidente aéreo já registrado no país.


A companhia informou que Marcos viajava como tripulante não-operante na aeronave. Apesar da confirmação só sair hoje, a família dele já recebia o auxílio devido.

De acordo com levantamento da empresa, as primeiras informações indicam que houve acomodação de mais uma criança de colo na aeronave, totalizando 160 pessoas. Então ficaram, além dos 160 passageiros, duas crianças de colo, seis tripulantes responsáveis pelo vôo, 19 tripulantes não-operantes no vôo e funcionários da companhia em trânsito.


Segundo a companhia, o avião tinha capacidade para 174 passageiros e 11 para tripulantes, o que totalizaria 185 ocupantes. O número chega a 187 porque a aeronave transportava dois bebês de colo. A confirmação dos dados se dará a partir da identificação das vítimas pela Secretaria de Segurança Pública, diz a TAM.


Por enquanto, outras eventuais vítimas em solo ainda não foram contabilizadas - como pessoas no posto vizinho e clientes da TAM Express.

Os peritos do IML informaram hoje que os últimos restos mortais localizados estão muito carbonizados e isso deve retardar o processo de identificação. Desde terça, o IML recebeu 207 sacolas contendo corpos ou fragmentos.


Das 6h às 9h28 desta sexta-feira, o aeroporto de Congonhas operou por instrumentos para pousos, devido a uma forte neblina. Neste período, pousar ou não no terminal ficou a critério dos pilotos. Nenhum o fez. A maioria desviou seu trajeto para o aeroporto de Guarulhos (Grande São Paulo). Ao menos 12 pousos foram cancelados.


Investigação

Uma comissão de profissionais do setor aeronáutico irá investigar as circunstâncias do acidente. As duas caixas-pretas do avião serão analisadas na NTSB (National Transportation Safety Board), nos Estados Unidos. A expectativa da Aeronáutica é que a transcrição dos diálogos seja concluída na próxima semana.

Imagens gravadas em Congonhas e divulgadas na quarta-feira (18) mostram o momento do pouso do vôo 3054 da TAM. As imagens, divulgadas pela Infraero, mostram que o avião da TAM levou três segundos para fazer o trajeto na pista que, em condições normais, levariam 11 segundos.




Leia o que já foi publicado sobre TAM:

  • Policiais deverão ter remuneração adicional durante conferência Rio+20     17/05/2012
  • Mais de 12,2 milhões foram vacinados contra a gripe     17/05/2012
  • Pastor Maldonado vence na Espanha     13/05/2012
  • Dia E no Cadima Shopping     09/05/2012
  • Dia E: Enfermagem atinge cem atendimentos     09/05/2012
  • Faol: greve vai começar amanhã     07/05/2012
  • Família na Escola     06/05/2012
  • Jogadores do Friburguense se reapresentam e iniciam preparação para disputa da série D     26/04/2012
  • Cobertura de desastre é tema de debate com jornalistas     24/04/2012
  • Projeto Carnalita vira realidade     23/04/2012


    Leia o que já foi publicado sobre Acidente aéreo:

  • Tragédias aéreas: incompetência ou descaso?     31/07/2007
  • Tragédia em vôo da TAM     18/07/2007
  • TAM divulga nova lista de passageiros     18/07/2007


    Leia o que já foi publicado sobre Tragédia:

  • Faol: greve vai começar amanhã     07/05/2012
  • Família na Escola     06/05/2012
  • Cobertura de desastre é tema de debate com jornalistas     24/04/2012
  • Aprovado Relatório da CPI da Tragédia     12/12/2011
  • Responsáveis pelo Festival Serra Sons divulgam nota oficial sobre cancelamento dos shows     14/11/2011
  • Prefeito afastado consegue Habeas Corpus e não comparece na CPI da Tragédia     09/11/2011
  • Missa marca despedida de Pe. Marcelo Costa do Prado     09/10/2011
  • Professor Pierre fica no PDT     07/10/2011
  • Samba, Chuva e Carnaval     06/09/2011
  • Littera Discenti em revista     02/09/2011


  • Estácio de Sá Friweb