![]() |
|
Os habitantes dos bairros de Toledo, Vargem Alta e região têm que conviver com lixo a céu aberto no meio da estrada para suas casas. Mau cheiro, contaminação do solo e da água, e doença dos animais domésticos são alguns dos efeitos causados por essa poluição. O único pedido dos moradores é uma caçamba para a região.
- Desde que me mudei para Nova Friburgo, em setembro de 2010, vi a lixeira em estado horrível e comuniquei a vigilância sanitária, porque havia ratos, e nada foi feito. Procurei, depois, Secretaria do Meio Ambiente, Prefeitura e Câmara dos Vereadores. Meses atrás, a única lixeira em três quilômetros de estrada foi retirada, deixando o lixo em contato com o solo, poluindo os lençóis freáticos que abastecem nossas águas - afirma a moradora de Toledo, Andréia Zattera.
Logo após a tragédia do dia 12 de janeiro começou outro problema, além do lixo já existente, caminhões de procedência desconhecida começaram a despejar os entulhos na estrada, em cima da nascente do único rio que alimenta os bairros da região.
Quando os moradores foram a Secretaria do Meio Ambiente reclamar dos entulhos, os responsáveis orientaram para que as pessoas ficassem escondidas para anotar a placa dos caminhões, já que não poderiam disponibilizar pessoal para fiscalizar, e assim poder multar quem estava cometendo a infração.
- Desde a tragédia que assolou Nova Friburgo e outros lugares da Região Serrana, muito é dito sobre como devolver a auto-estima dos moradores da cidade. A única maneira é nos tratar com respeito, e isso é a única coisa que pedimos - afirmou seu João, caseiro na região de Toledo.
PLANTÃO
21/05/2012
Oportunidade de emprego
17/05/2012
Policiais deverão ter remuneração adicional durante conferência Rio+20
17/05/2012
Mais de 12,2 milhões foram vacinados contra a gripe
13/05/2012
Fluminense é campeão estadual
13/05/2012
Pastor Maldonado vence na Espanha
10/05/2012
Suspensa greve dos rodoviários
09/05/2012
Dia E no Cadima Shopping
09/05/2012
Dia E: Enfermagem atinge cem atendimentos