agenda fotos vídeos notícias revista turismo cinema empresas anuncie


viagem2_728x90.gif

17/11/2006 -

(ENTREVISTA) Luka tem as respostas

por: Bruno Pacheco

 
Ela afirmou sem receio: Queria ser mãe. Sumi mesmo. Admito e não me arrependo - Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar
Ela afirmou sem receio: Queria ser mãe. Sumi mesmo. Admito e não me arrependo (Foto: Divulgação)


Luka não gosta de rótulos musicais - Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar
Luka não gosta de rótulos musicais (Foto: Divulgação)


O papo rolou no Willisau Center - Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar
O papo rolou no Willisau Center (Foto: Arquivo / Estácio)


A cantora trabalha na divulgação do disco Sem Resposta - Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar
A cantora trabalha na divulgação do disco Sem Resposta (Foto: Bruno Pacheco)


Luka: Adoro esta cidade - Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar
Luka: Adoro esta cidade (Foto: Bruno Pacheco)


Luka é talento, beleza, simpatia e humildade. No palco, essa gaúcha de voz inconfundível mistura os ingredientes em um delicioso coquetel melódico. Sua interpretação é marcante. Na terça-feira (14/11), a cantora esteve em Nova Friburgo como atração principal da festa Tribbus, no Willisau Center. O repertório tem clássicos da música nacional e internacional, além de suas próprias composições e músicas de Sem Resposta, seu disco mais recente. Durante a passagem de som, bati um papo com a artista.

Friweb Estácio Notícias - Você está conseguindo alcançar as metas traçadas com o disco Sem Resposta?

Luka - Não traço metas. Existia um público que começou a cobrar um retorno à mídia. As pessoas perguntavam o motivo do meu sumiço. Quando descobri que estava grávida, decidi parar tudo e assumir a maternidade. Queria ser mãe. Sumi mesmo. Admito e não me arrependo. Mas não deixo de traçar o meu caminho. Não fico com nenhum pensamento comercial. Quero só divulgar meu trabalho. Gosto de ver a resposta do público e atender as suas expectativas, coisa que não podia fazer na época do meu primeiro disco.

FEN - Sua forma de fazer música, como compositora, mudou de um disco para o outro?

Luka - A composição é algo muito intimista. Eu não tenho muitas parcerias. Neste último cd (Sem Resposta), acabei tendo mais parceiros. Compor é estar sozinha em casa, sentar no tapete, pegar o violão e começar a escrever. Minhas canções são autobiográficas. Essa é a minha característica.

FEN - Seu trabalho está mais influenciado pelo rock?

Luka - Tá. É claro. Eu ouço muita coisa, mas não gosto de rótulos. Rotular é limitar. Me inspiro na Cássia Eller, pois era uma artista impossível de ser rotulada. Era maravilhosa. Fazia releituras de baião, forró, cantava em francês, samba. E tudo ficava bom. Então, meu principal objetivo é quebrar rótulos. Meu primeiro disco foi todo autoral e ninguém soube porque houve uma mídia massificada por causa do sucesso de Tô Nem Aí. Quando eu ia aos programas de televisão, tinha que chegar, cantar e ir embora. Não havia espaço para mostrar outras coisas. Mas não renego a música Tô Nem Aí. Assino embaixo.

FEN - O que você gosta de ouvir? Quais compositores admira?

Luka - Amo Chico Buarque. O disco novo dele está maravilhoso. Gosto de música instrumental, Björk,  Sheryl Crow, The Police. Ouço música alternativa que a galera não conhece. Em relação aos compositores, gosto de Lenine, Paulinho Moska, Aldir Blanc, Tom Jobim. Este é uma escola. Coloquei o nome Luísa na minha filha por causa da música dele.

FEN - O sucesso da música Sem Resposta tirou algum peso de suas costas?

Luka - Me considero muito leve. Não faço nenhum tipo de cobrança. Tenho certeza que vivo pra música e minha relação com ela independe do mercado. Existia uma cobrança por parte da imprensa. Diziam que eu era mais um artista de uma música só. O sucesso desse disco não tira peso nenhum das minhas costas, mas me deixa muito feliz. É gratificante. Não fui a nenhum programa de televisão e ele tá indo sozinho. Isso é muito bom.

Friweb Estácio Notícias - Na canção A Aposta, como surgiu a parceria com Serginho Moah, vocalista da banda Papas da Língua?

Luka - Quando fiquei no hospital para ter a minha filha, recebia muitos amigos. Todos músicos. Assim, foram surgindo as principais parcerias desse disco, inclusive a com o Serginho. Ele é meu amigo há muito tempo e faz um grande sucesso lá no Sul. Ele, Armandinho e eu tocávamos no circuito de bares, em Porto Alegre. Começamos lá, cada um se apresentando em um lugar diferente.

FEN - Na faixa O Mundo Continua, você diz querer ser você mesma e colocar as coisas no lugar. O que está desarrumado na sua vida?  

Luka - Fiz terapia este ano. Ser mãe mudou minha cabeça. Aquela pessoa de 2003 não existe mais. Hoje, estou muito mais segura. Não tem nada desarrumado. É que eu sempre fui maníaca por limpeza. Por isso, a letra fala em arrumar as coisas.

FEN - Quais as respostas que você está procurando?

Luka - A gente tá sempre procurando respostas. A música não fala só de relacionamento homem e mulher. Ela pode servir para relações entre amigos ou com os pais. Filosoficamente falando, a gente tá sempre querendo resposta pra tudo, mas algumas coisas não precisam ser entendidas. Acontecem porque têm que acontecer e isso basta. O amor, por exemplo, não deve ser entendido. Só vivido e sentido.

FEN - Em alguma situação, já precisou deixar de ser você?

Luka - Já, mas não quero nunca mais. A gente precisa saber se portar e eu, por ser muito tímida e contida, acabava deixando as pessoas me moldarem. Mas, hoje, sou outra pessoa.

FEN - Segundo a música Quando Você Passa, o bom é seguir pra onde der e Deus quiser. Que direção você quer seguir?

Luka - É muito amplo. Essa música eu fiz em Portugal, quando descobri que estava grávida. Ainda me acostumava com a idéia de ser mãe. Sigo um pouco a filosofia do Zeca Pagodinho. Deixo a vida me levar. Já questionei o motivo de fazer sucesso tão rápido, mas não adianta ficar tentando entender.

FEN - Seu show aconteceu em um dia, tipicamente, friburguense: com chuva e frio. Lembra o Rio Grande do Sul, sua terra natal?

Luka - Lembra muito. Eu adoro. Está todo mundo muito vestido e eu com roupas leves. Estou acostumada. Adoro esta cidade.




Leia o que já foi publicado sobre Evento:

  • Policiais deverão ter remuneração adicional durante conferência Rio+20     17/05/2012
  • Dia E: Enfermagem atinge cem atendimentos     09/05/2012
  • Família na Escola     06/05/2012
  • Ação SAF no Cordoeira     06/05/2012
  • Cobertura de desastre é tema de debate com jornalistas     24/04/2012
  • Jacque Pólo no Estácio Entrevista     30/03/2012
  • Saúde é tema da campanha da fraternidade     23/02/2012
  • Festival Folia de Reis em Macuco     12/01/2012
  • Estácio Friburgo em recesso     17/12/2011
  • Mousse: saboroso e fácil de preparar     28/11/2011


    Leia o que já foi publicado sobre Nova Friburgo:

  • Suspensa greve dos rodoviários     10/05/2012
  • Dia E no Cadima Shopping     09/05/2012
  • Faol: greve vai começar amanhã     07/05/2012
  • Oportunidades de emprego     07/05/2012
  • Frisão encara o Olaria fora de casa e recebe manifestações de apoio da torcida     23/03/2012
  • Frisão encara sequência de três partidas longe de Nova Friburgo     09/03/2012
  • Vitor Diniz destaca show do cantor Morrissey     09/03/2012
  • Unidos da Saudade vence Carnaval em Nova Friburgo     23/02/2012
  • Com quatro de Rômulo, Friburguense goleia Boavista     09/02/2012
  • Friburguense estréia com derrota na Taça Guanabara     23/01/2012


    Leia o que já foi publicado sobre Luka:

  • Festa da Flor levou a beleza natural ao Sesc     18/10/2007


  • Estácio de Sá Friweb