![]() |
|
O empate em 0 a 0 na tarde ontem contra o Resende colocou o Frisão numa situação no mínimo curiosa. Geralmente ter uma partida a cumprir significa uma chance para a equipe somar pontos e, consequentemente, atingir um objetivo na competição, seja uma classificação, um título ou escapar do rebaixamento. Entretanto, se participação do Frisão no campeonato terminasse ontem, a equipe serrana estaria livre da Série B, mas com tem um jogo ainda a cumprir na quarta contra o Caxias, o tricolor da serra ainda está ameaçado pelo rebaixamento.
Com três pontos em três jogos, o Friburguense está empatado com o Resende que acumulou três pontos em quatro jogos. O saldo do Frisão é zero (três empates), enquato a equipe do sul fluminense que não joga mais tem saldo menos um gol (três empates e uma derrota por 2 a 1). Com cinco pontos, o Duque de Caxias já está matematicamente livre do rebaixamento.
Na quarta, no estádio Marrentão, uma vitória leva o Frisão a vencer o triangular da morte, um empate faz a equipe da nossa cidade subir para quatro pontos e rebaixa o Resende com três. Por outro lado, uma derrota por 1 a 0 faz com que o Frisão seja rebaixado, com os mesmos três pontos do Resende.
De acordo com o artigo 5º do regulamento, os critérios de desempate são pela ordem: número de vitórias (Frisão e Resende empatariam com nenhuma vitória no triangular), o saldo de gols é o segundo critério de desempate e uma derrota do Frisão por 1 a 0 colocaria ambas as equipes com saldo menos um gol. O terceiro critério é o número de gols pró e o Resende fez quatro gols nesta fase, enquanto no caso de uma derrota por 1 a 0, o Frisão terminaria o triangular com dois gols marcados e cairia para a Série B.
Por isso, para escapar da segundona, o Frisão precisa vencer, empatar ou perder por um gol de diferença, mas marcando pelo menos três gols. Se o Frisão perder por um gol de diferença e fizer dois gols, a decisão será no quarto critério que diz "menor número de catões amarelos e vermelhos durante todo o campeonato", o que nos leva a imaginar que não contariam apenas os jogos do triangular. *
A partida decisiva será na próxima quarta, 15h30min, no estádio Romário de Souza Farias, o Marrentão, na cidade de Duque de Caxias. Força Frisão!
* Segundo informações recebidas da assessoria de imprensa do Frisão na noite de segunda-feira, dia 26 de abril, após a publicação desta matéria, um ato normativo da Federação determina que sejam considerados apenas os jogos do triangular para critérios de desempate. Logo, se necessário, apenas os cartões vermelhos e amarelos recebidos durante o triangular serão critério de desempate.
PLANTÃO
23/01/2012
Friburguense estréia com derrota na Taça Guanabara
19/01/2012
Oportunidades de empregos
18/01/2012
Campeonato Estadual: Frisão reestréia na Série A no próximo sábado
17/01/2012
Número de inscritos no Prouni ultrapassa 1,2 milhão
12/01/2012
Festival Folia de Reis em Macuco
11/01/2012
Mudança nas regras de promoção de PMs e Bombeiros
11/01/2012
Detro retira 136 ônibus de circulação em mega operação de fiscalização
11/01/2012
Alerj cria lei para normatizar compras coletivas