agenda fotos vídeos notícias revista turismo cinema empresas anuncie


viagem2_728x90.gif

27/10/2009 - 22:22h

Fernando Torres: A rotina de um repórter já é acelerada, de um profissional 3G é alucinante

por: Maria Clara Jordão e Natália Albertini

No primeiro dia da Semana da Comunicação 2009, a Universidade Estácio de Sá recebeu o repórter do jornal Extra Fernando Torres. Formado na primeira turma de Comunicação Social no campus Friburgo, o ex-aluno, agora professor da instituição em Madureira, destaca a importância da prática nos laboratórios fora o exigido nas disciplinas curriculares, você pode saber que tem um mega potencial, mas precisa produzir para mostrar o quanto pode para as outras pessoas.


Para o repórter, a faculdade deve ser levada a sério desde o início e os trabalhos devem ser feitos com dedicação para que o aluno tenha o que apresentar quando recém-formado. O estudante não pode achar que sua carreira só começa quando recebe o diploma. A carreira jornalística começa desde o primeiro dia de aula.


Como aluno, Fernando colaborava nos laboratórios da universidade, e passou pela Rádio Estação e Mídia Impressa. Neste último foi coordenador - após formado - e implantou a parceria da Estácio com a Friweb, possibilitando o nascimento do Friweb/Estácio Notícias.


Com passagem pela TV Serra Mar, Groove Propaganda, Jornal O Momento, TV Zoom, assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança do Rio, Rádio Sucesso, entre outros, hoje atua como repórter do projeto Extra 3G, a grande diferença de trabalhar em um veículo da cidade grande é a cobrança, a repercussão da notícia e a busca pela exclusividade.


Um repórter 3G sai todos os dias da redação do jornal com um notebook e um celular e produz (texto, vídeo, foto), edita e envia, direto da rua para a redação, as matérias que vão alimentar o site durante o dia e a edição de amanhã do Extra. A rotina de um repórter já é acelerada, de um repórter 3G é alucinante, disse o convidado.


Em fevereiro desse ano Fernando Torres lançou o boneco João Buracão, criado por um borracheiro de Marechal Hermes como forma de protesto contra um buraco que existia há dez anos na Rua Piraí.


No dia seguinte a publicação da matéria, a secretaria de obras autorizou o conserto da rua e João Buracão logo se tornou um personagem popular que em seis meses ajudou a cobrir indiretamente 160 mil buracos na cidade do Rio de Janeiro e região.


A popularidade do boneco fez com que as prefeituras passassem a investir mais na manutenção das ruas antes que João Buracão chegasse até os locais e a situação irregular se tornasse notícia. A redação do jornal elegeu o personagem como fiscal das obras das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.




Leia o que já foi publicado sobre Fernando Torres:

  • Relação de Vitoriosos     09/02/2011
  • Começa Semana de Comunicação na Estácio Friburgo     26/10/2009
  • Sensacional!!!     26/10/2009
  • Ex-aluno da Estácio Friburgo no programa Mais Você     27/04/2009
  • Alessandra mostra os caminhos para o mercado     10/10/2008
  • Rádio Estação desenvolve um blog     30/06/2008
  • (OPINIÃO) Americanazzo     08/05/2008
  • BOPE aprova uso de granadas... de fumaça     10/04/2008
  • Estudantes de Comunicação analisam a mídia de Nova Friburgo     13/11/2007
  • (OPINIÃO) Em breve na sua telinha: Empresa Brasil de Comunicação!!!     12/09/2007


    Leia o que já foi publicado sobre Semana da Comunicação:

  • Luiz Antonio Leitão e Carlos Mello encerram Semana da Comunicação     28/10/2011
  • Francisco Aiello palestra hoje na Estácio     25/10/2011
  • Semana de Comunicação     18/10/2011
  • DEZ anos de sucesso     09/02/2011
  • Limoeiro: "Trabalhar com comunicação é construir novas percepções"     04/11/2010
  • Semana de Comunicação: confira fotos do evento     02/11/2010
  • Dil Márcio preenche a noite com bom humor     01/11/2010
  • Luciano Martins: "Tem que estagiar para o mercado te achar"     30/10/2010
  • Vídeo/ Debate proporciona noite agradável na Semana de Comunicação     27/10/2010
  • Sandra Araújo: "mídias alternativas e digitais revolucionam a comunicação"     02/11/2009


    Leia o que já foi publicado sobre Estácio:

  • Dia E no Cadima Shopping     09/05/2012
  • Dia E: Enfermagem atinge cem atendimentos     09/05/2012
  • Família na Escola     06/05/2012
  • Ação SAF no Cordoeira     06/05/2012
  • Cobertura de desastre é tema de debate com jornalistas     24/04/2012
  • Estácio Entrevista com Jacque Pólo será exibido no próximo sábado     02/04/2012
  • Jacque Pólo no Estácio Entrevista     30/03/2012
  • Com gol de Kleberson Flamengo vence Friburguense     19/03/2012
  • Grupo Estácio tem novo presidente     17/03/2012
  • Vitor Diniz destaca show do cantor Morrissey     09/03/2012


  • Estácio de Sá Friweb