![]() |
|
Na manhã de hoje, o ministro da Educação Fernando Haddad disse que solicitou à Policia Federal abertura de um inquérito para apurar as denúncias feitas pelo jornal O Estado de São Paulo sobre o vazamento de questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Haddad salientou que convocará o consórcio Consultec, vencedor da licitação para a realização do Enem, para uma reunião de emergência para tratar da questão. No fim da noite de quarta (30/09), a jornalista Renata Cafardo, de O Estado de São Paulo, ligou para o ministro e informou que o jornal foi procurado por duas pessoas que queriam vender a prova impressa.
Segundo Haddad, a jornalista disse que conseguiu manusear o material e guardou alguns componentes gráficos que lhe foram repassados. A figura da Mafalda -- personagem de história em quadrinhos, que figuraria na prova de Língua Portuguesa -- e a Bandeira do Brasil.
Técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep), órgão vinculado ao MEC responsável pela elaboração das provas, abriram o cofre de segurança para avaliar a veracidade das informações passadas pela jornalista e constataram a veracidade das denúncias.
O ministro da Educação ressaltou que as provas que serão aplicadas dentro de aproximadamente 45 dias. Uma nova data de realização do Enem será anunciada nas próximas semanas. Os inscritos no exame serão comunicados sobre a nova data para realização do exame.
Confira nota oficial divugada pelo Ministério da Educação
O Ministério da Educação informa que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para este fim de semana, foram adiadas por motivos de segurança.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já tem uma segunda prova e deve anunciar a nova data do exame nos próximos dias, depois de reorganizar a logística de aplicação.
O Ministério da Educação já tomou providências junto ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento.
Os estudantes inscritos serão comunicados oportunamente, pelos meios habituais, sobre a confirmação da nova data e do local das provas.
Em razão do adiamento, a divulgação do resultado final das provas, inicialmente prevista para 8 de janeiro, deve sofrer atraso de um mês, aproximadamente.
O Ministério da Educação trabalha para minimizar os efeitos do atraso.
Assessoria de Comunicação Social
PLANTÃO
21/05/2012
Oportunidade de emprego
17/05/2012
Policiais deverão ter remuneração adicional durante conferência Rio+20
17/05/2012
Mais de 12,2 milhões foram vacinados contra a gripe
13/05/2012
Fluminense é campeão estadual
13/05/2012
Pastor Maldonado vence na Espanha
10/05/2012
Suspensa greve dos rodoviários
09/05/2012
Dia E no Cadima Shopping
09/05/2012
Dia E: Enfermagem atinge cem atendimentos