![]() |
|
A professora do Cefet Nova Friburgo e ex-docente da Estácio de Sá, Silvana Bezerra palestrou no Encontro dos Gestores do Ensino Médio sobre o tema Crise de autoritarismo: como exercer novos padrões de liderança com o aluno.
A palestra foi baseada no texto A modernidade líquida, de Zygmunt Bauman. A professora explicou o comportamento da sociedade, principalmente dos jovens na atualidade. A docente, no início da palestra apresentou vídeos retirados do Youtube. As imagens mostraram alunos enfrentando professores em sala de aula e indaga a questão dos professores como refém dos estudantes.
A apresentação foi dinâmica e criou um diálogo constante com os participantes buscando compreender as diversas identidades dos jovens na sociedade de consumo. Durante a palestra foram apresentados temas relacionados a como lidar com o aluno que perdeu a idéia de coletivo e os problemas do mundo baseado em relações descartáveis.
A palestrante prendeu a atenção de todos apresentando a dificuldade de como os jovens de uma cultura diferente da que os educadores se formaram podem assimilar conhecimento. Como solução, a palestrante propôs uma pesquisa aprofundada da juventude para, a partir disso, construir uma forma de gerar conhecimento para os mais novos.
- A disciplina tradicional não funciona mais. É preciso construir a liberdade pelo principio da autoridade. Tudo se troca amigos, relacionamentos e trabalho. É isso que os jovens de hoje aprendem desde o seu nascimento, afirmou a professora.
Silvana considerou necessário que os gestores incentivassem os jovens ao sonho coletivo, criassem novas experiências em grupo e se adaptassem um pouco a mente da juventude atual. A palestrante encerrou a palestra respondendo sobre as dificuldades dos participantes e compartilhou experiências.
PLANTÃO
21/05/2012
Oportunidade de emprego
17/05/2012
Policiais deverão ter remuneração adicional durante conferência Rio+20
17/05/2012
Mais de 12,2 milhões foram vacinados contra a gripe
13/05/2012
Fluminense é campeão estadual
13/05/2012
Pastor Maldonado vence na Espanha
10/05/2012
Suspensa greve dos rodoviários
09/05/2012
Dia E no Cadima Shopping
09/05/2012
Dia E: Enfermagem atinge cem atendimentos