agenda fotos vídeos notícias revista turismo cinema empresas anuncie


viagem2_728x90.gif

Dia do padroeiro movimentou Igreja em São Sebastião do Alto

por: Redação

 

Devoção, emoção e fé essa são as palavras que resumiram a tradicional festa de São Sebastião, realizada por dez dias na cidade de São Sebastião do Alto. Nesta segunda (20/01) dia do padroeiro do município, os festejos começaram às seis horas da manhã com uma alvorada com a presença da Banda Musical Santa Irene de Nazareth e se estenderam até o fim do dia, com o último show começando às 23h.


Festejos começaram no dia 11


A tradicional Festa de São Sebastião começou no dia 11 de janeiro com a celebração da Santa Missa e início da novena em devoção ao santo. Na segunda (12/01) o padre Marcelo Campos celebrou a missa às 19h.

As celebrações foram realizadas pelos padres Marcelo Campos, Miguel Angel, Alex de Paiva, Wilton Machado, Marco Antonio da Silva, Bruno Freitas, Gelcimar Petinati.

Além de missas, a festa em louvor a São Sebastião contou ainda com partida de futsal veteranos (Cantagalo versus São Sebastião do Alto), leilão de bezerros, disputas de partida de voleibol, trilhas de motos e shows católicos com as presenças das bandas Cássio´s, Babilônia Rock Band, Forró Brasil Show, Four Ever, Banda Israel e Os Manu´s.


Aluno do site Friweb Estácio Notícias na cidade


Nossa equipe de reportagem esteve nesta segunda, dia 20/01 na cidade de São Sebastião do Alto para acompanhar os festejos em louvor a São Sebastião. Saímos da Rodoviária Norte às 7h30min e chegamos ao município às 10h25min.

- Foi muito interessante participar desta cobertura, pois tive a chance de conhecer a rotina de numa cidade com um número menor de habitantes. O mais marcante de São Sebastião do Alto foi a forma carinhosa como as pessoas nos receberam, afirma o repórter Rafael Seabra.

A sede do município conta com ruas pequenas, casas simples, mas muito bem conservadas e um povo bastante acolhedor. Na cidade todos se conhecem pelo nome ou sobrenome.


História de São Sebastião do Alto


São Sebastião do Alto foi ocupada por índios e começou a ser colonizada por conta da exploração de ouro no final do século XVIII e início de XIX. Antes de ser elevada a povoado, as terras era dominadas pelas freguesias de Santa Rita, São Francisco de Paula, Cantagalo e Santa Maria Madalena.

São Sebastião do Alto foi elevado à categoria de povoado em 20 de setembro de 1852 pelo Decreto Provincial nº 600, sancionado pelo Presidente da Província Conselheiro Luiz Pedreira do Couto Ferraz. Em 1891, São Sebastião do Alto tornou-se município.

A Paróquia de São Sebastião do Alto foi criada juntamente com as Paróquias de Santa Maria Madalena A igreja foi criada sem ter um Pároco residindo no local, pois o padre vinha de Cantagalo. O primeiro sacerdote residente no município a coordenar a paróquia foi Antonio Joaquim da Silva Pato.

O município de São Sebastião do Alto está situado no centro-norte fluminense e possui uma extensão territorial de 352 Km2 distribuídos em três distritos.  A agropecuária é o alicerce básico de economia. A cidade possui 8.098 habitantes com aproximadamente 80% da população ligada às atividades do campo.  O atual Prefeito é Geraldo Pietrani (PP).



Natália   |   25/01/2009 - 13:07

fiquei impressionada com o disponibilidade da equipe de reportagem para fazer a matéria

Estácio de Sá Friweb