![]() |
|
O 3º Núcleo da Escola de Magistratura do Estado do Rio realizou no sábado (08/11), no Fórum de Nova Friburgo, uma palestra com médico escolar Darlan Schottz com o tema: Punir e Educar - A natureza humana e o caráter pedagógico da punição.
Darlan Schottz atua nas Escolas Cecília Meirelles e Vale da Luz e iniciou sua apresentação explicando a Pedagogia Waldorf.
- A Pedagogia Waldorf nasce de uma proposta de entendimento do ser humano não apenas no aspecto cognitivo, mas considera também importante que as crianças sejam trabalhadas nos aspectos da afetividade, sensibilidade e capacidade de sentir. Essa filosofia valoriza muito a arte e o desenvolvimento corporal, pois muitos problemas se dão por causa da imaturidade corporal, explica Darlan Schottz.
Segundo o médico, a pedagogia Waldorf se diferencia da tradicional por dar mais ênfase à formação do individuo. A pedagogia tradicional está muito preocupada com o aspecto da formação cientifica, tendo um caráter muito forte e voltado para o ensino do que propriamente para a formação do individuo. Na pedagogia Waldorf buscamos uma visão holística do ser humano, afirma.
O evento aconteceu no Salão Nobre do Tribunal do Júri da Comarca de Nova Friburgo e contou com a presença do Juiz de Direito, Ronaldo Leite Pedrosa, de advogados, estudantes de Direito e do público em geral.
Segundo o palestrante, o currículo trabalhado na Pedagogia Waldorf é diferenciado do ensino tradicional e possibilita ao aluno um aprendizado mais completo. Ao final de sua apresentação, Darlan recebeu certificado da Escola de Magistratura do Rio de janeiro.
Pedagogia Waldorf
A Pedagogia Waldorf foi introduzida por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, Alemanha, inicialmente através de uma escola para os filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória. Atualmente é utilizada em mais de 800 escolas no mundo inteiro.
PLANTÃO
17/05/2012
Policiais deverão ter remuneração adicional durante conferência Rio+20
17/05/2012
Mais de 12,2 milhões foram vacinados contra a gripe
13/05/2012
Fluminense é campeão estadual
13/05/2012
Pastor Maldonado vence na Espanha
10/05/2012
Suspensa greve dos rodoviários
09/05/2012
Dia E no Cadima Shopping
09/05/2012
Dia E: Enfermagem atinge cem atendimentos
07/05/2012
Faol: greve vai começar amanhã